Pedagogia da UNITAU volta ao Departamento de Ciências Sociais e Letras

04/11/2019 11h57

Destaque, Aluno, Institucional, Pedagogia, Venha para UNITAU

O curso de Pedagogia da Universidade de Taubaté (UNITAU) completou 60 anos em 2018. Sua história precede à da UNITAU, pois foi criado no ano de 1957. Anos mais tarde, foi um dos cursos que integrou o grupo que deu início à UNITAU em 1974. Nessa época, a Pedagogia era oferecida no Departamento de Ciências Sociais e Letras.

A partir de 2005, o curso mudou de endereço e as aulas passaram a acontecer no prédio localizado na Rua Conselheiro Moreira Barros, no centro de Taubaté, que também abriga a Academia Artística e Literária de Taubaté.

Agora, em 2019, a Pedagogia volta às origens e o curso passará a ser oferecido no velho prédio da rua Visconde do Rio Branco, 22, onde também fica o Departamento de Ciências Sociais e Letras.

Trajetória de sucesso

Ao longo de sua trajetória, o curso de Pedagogia já formou mais de 3.500 pedagogos, contribuindo para a qualidade da educação não só de Taubaté, mas da região como um todo.

O pedagogo formado na UNITAU tem uma visão global do processo de educação e está apto para atuar em ambientes escolares e não escolares, fazer planejamento, realizar pesquisas, administrar ações sociais e participar da gestão de instituições e de sistemas de ensino.

A qualidade de ensino é reflexo do bom desempenho do curso no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), que atualmente é tem quatro.

Os alunos podem participar de projetos que auxiliam a formação, como, por exemplo, o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid), que oferece bolsas de estudo para os estudantes desenvolverem atividades nas escolas de Taubaté. Outro exemplo é a bolsa de Iniciação científica, que aproxima os alunos do universo da pesquisa.

Conheça mais sobre o curso de Pedagogia no site.

Nathália Sobral