Aluno da UNITAU revitaliza aeronave

04/11/2019 11h57

Destaque, Integração, Aluno, Somos UNITAU, Fora das Salas, Extensão

Se você foi à Feira de Profissões da Universidade de Taubaté (UNITAU) no ano passado, com certeza viu, ou até tirou uma foto dentro do avião da Força Aérea Brasileira (FAB) no hangar do Campus Juta.

A aeronave é do modelo AT-26 ?Xavante? fabricado pela Embraer em 1974 e foi restaurado pelo aluno Saulo Vitor Zonfrilli, do 9º semestre do curso de Engenharia Aeronáutica da UNITAU.

Saulo diz que a ideia de cursar Engenharia Aeronáutica veio no Ensino Médio, porque gostava de fazer aviões e queria trabalhar com isso. Escolheu a UNITAU por ser uma boa Universidade e também por estar localizada no polo aeronáutico no Vale do Paraíba. Além de ter reformado o avião, Saulo também é membro da equipe do Projeto Aerodesign.

A Universidade recebeu a aeronave desmontada no final de 2017. No meio de 2018, Saulo e a equipe estavam montando os aviões do Aerodesign e ele notou que o avião da FAB estava parado no canto do hangar e decidiu começar a montá-lo. Ele conversou com o coordenador do curso, o Prof. Me. Pedro Marcelo Alves, e com a diretora do Departamento, a Profa. Me. Eliane Romagnolli, e ela liberou a aeronave. Então, nas férias de julho de 2018, Saulo começou a montagem do avião.

?Eu comecei sozinho e fiz o que conseguia e quando chegava nas partes muito grandes e pesadas, tinha que ter ajuda. Então eu chamava quem passava por perto, geralmente era o pessoal do Aerodesign?, relata.

?Fiquei muito feliz e satisfeito com o trabalho. O aluno, além pelo gosto pelo curso, sempre se mostrou aplicado e interessado?, disse o professor Pedro Marcelo. ?Além de ele ter enriquecido o laboratório de aeronaves, o avião será uma ferramenta didática fundamental para aplicação de aulas em diversas disciplinas do curso?, completou.

Bárbara Tolomio

Foto: Leonardo Oliveira/ACOM