Alunos da UNITAU irão estudar um semestre em universidades do exterior

04/11/2019 11h57

Destaque, Integração, Extensão, Aluno, Somos UNITAU, Escola de aplicação

Sete alunos da Universidade de Taubaté (UNITAU) irão embarcar para uma experiência no exterior. Eles foram contemplados com bolsas de intercâmbio e irão estudar durante um semestre em universidades internacionais, por meio de uma parceira da UNITAU com o Banco Santander. ?Estudar no exterior é sempre uma experiência interessante para o aluno, que sai de sua cultura e se vê obrigado a conhecer um mundo diferente do seu. Isso ajuda o indivíduo a crescer,? comenta a Profa. Ma. Thais Travassos, assessora de relações internacionais da Pró-reitoria de Extensão da UNITAU.

Bárbara de La Garza Victor, aluna do 5º semestre de Arquitetura e Urbanismo, escolheu a Universidade de Valladolid, na Espanha, por causa da cultura e da estrutura das construções da cidade europeia. A estudante está ansiosa para conhecer o país, a cultura e pessoas novas. ?Minha maior expectativa é estudar o que gosto e poder conhecer de perto um novo mundo, novas pessoas, e muitos lugares históricos. Além disso, tenho certeza que será uma experiência única e inesquecível para mim. Sou muito grata por essa oportunidade e a usarei da melhor forma para que possa retribuir à Universidade.?

O curso de Arquitetura e Urbanismo terá outra representante no exterior. A estudante Maria Julia Oliveira, que está no último ano, irá para a Universidade do Porto, em Portugal. Ela já havia prestado outras duas vezes a prova, mas não passou. Não desistiu e continuou estudando espanhol para participar novamente da próxima seletiva.

?Primeiramente, a Universidade começou me ajudando com a oportunidade. Hoje em dia, com a crise que enfrentamos no país, está mais difícil ter oportunidades como essa, principalmente na graduação. A UNITAU está me assessorando no que preciso em relação, principalmente, à burocracia que temos de enfrentar.?

Camila Santos Vasconcelos, está na segunda graduação e faz o 3º período de Direito. Ela escolheu a carreira jurídica porque acredita que a área possibilita usar o conhecimento e a sabedoria em prol da justiça. Ela também irá para a Universidade do Porto. ?A nossa base do Direito teve uma grande influência de Portugal, que, por sua vez, tem com base o histórico Direito Romano. E acredito que estudar nesse país contribuirá para o meu conhecimento e para a melhor atuação na área jurídica.?

Gustavo Motta irá embarcar para o Chile atrás de novos conhecimentos e de uma nova oportunidade de conhecer outra cultura. O estudante está no 3º período de Comércio Exterior e conta que está ansioso, pois sempre teve o sonho de estudar fora, mas pensava que levaria mais tempo para realizá-lo. Ficou sabendo da oportunidade por um amigo que também participou do processo e, a partir daí, se dedicou ao estudo do espanhol. Ele destaca como a UNITAU está ajudando nessa jornada. ?A UNITAU tem me ajudado no contato com a faculdade de destino e na escolha das disciplinas a cursar.?

Parceria de sucesso

A possibilidade dessa experiência para os alunos se dá por meio de uma parceria da Universidade com o Banco Santander. Desde 2014, 38 alunos foram contemplados com programas de intercâmbio.

São duas modalidades de bolsas oferecidas, a Santander Mundi e a Bolsa Ibero-americana. Em ambas, o estudante escolhe em qual universidade pretende estudar entre as instituições parceiras da iniciativa.

Como participar?

O processo seletivo para as bolsas de intercâmbio acontece todos os anos. Para participar, o aluno deve estar matriculado e com a mensalidade em dia. Também é necessário ter conhecimento elevado da língua espanhola, apresentar média acima de 7,0, não ter disciplina em regime de dependência e ter o passaporte válido no momento da inscrição. Além da bolsa em dinheiro, o aluno fica isento das mensalidades da Universidade durante o período do intercâmbio.

Ficou interessado? Fique atento ao site e às mídias sociais da UNITAU!

Raíssa Santos