Estágio internacional: aluno de Informática retorna após três meses nos EUA

04/11/2019 11h57

Integração, Oportunidade, Bolsa de estudo, Extensão, Projetos, Aluno, Internacional, Bolsas

O aluno Vinicius Zibetti Resko do curso do último ano de Engenharia da Computação da Universidade de Taubaté (UNITAU) retornou ao país no começo do mês de Março após ter realizado um estágio de três meses na Microsoft Corporation em Redmond nos Estados Unidos. Uma empresa fundada por Bill Gates e conhecida por seus principais produtos de hardware e software. O estudante está em sua segunda graduação e já participou de grandes eventos na área da computação como a Maratona Nacional de Programação em cinco edições e no Teste de Segurança na Urna Eletrônica de 2016.

A oportunidade de estágio apareceu em um evento que a Microsoft promoveu no Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), onde Vinícius faz Mestrado em Engenharia da Computação, como já tinha experiência com programação, enviou seu currículo para empresa que se interessou e entrou em contato. Ele conta que um dos maiores aprendizados foi o aperfeiçoamento do inglês e a resolver o fluxo de desenvolvimento de software em grande escala, desde a criação de testes automatizados até à produção.

Projetos dentro do estágio

A rotina era: ?Eu chegava à empresa, atendia as reuniões necessárias e ia para o meu computador e trabalhava em projetos designados.? O aluno era parte do time de desenvolvimento do Remote Desktop Web Client, e um dos seus projetos era habilitar uma conexão entre o cliente web e o servidor sem passar por um getway, quando se está numa rede interna.

Um exemplo a ser seguido

?Um bom aluno, aplicado, sempre interessado no aprendizado de conteúdos além daqueles ministrados em sala de aula?, comenta o Diretor do Departamento de Informática, Prof. Dr. Luis Fernando de Almeida que foi seu orientador de seu Trabalho de Graduação (TG). Ele também expressa como é tê-lo novamente ao Departamento: ?Uma grande satisfação, pois ele serve como exemplo para os alunos, como fator motivador de que, com empenho, compromisso, dedicação e seriedade, todos podem ?alçar vôos maiores.?

O aluno dá dicas para quem quer uma oportunidade assim como ele teve. ?Estudem muito, tenham paixão por aprender e sigam a profissão que gostem assim você sempre terá sucesso.?

Raíssa Santos