Brumadinho é tema de pesquisa de alunos da UNITAU

04/11/2019 11h57

Destaque, Integração, Alimentação melhor, Pesquisa, departamento, Fisioterapia, Aluno, Letras, Direito, Fora das Salas

Alunos dos Departamentos de Ciências Jurídicas, Fisioterapia e Ciências Sociais e Letras da Universidade de Taubaté (UNITAU) desenvolveram pesquisa sobre a tragédia de Brumadinho.

O trabalho foi baseado em 22 questões e foi orientado pelo Prof. Dr. Armindo Boll. Foram dois meses de pesquisa e cada grupo focou em um aspecto.

?Foram questões importantes para ajudar a aprofundar nossos conhecimentos. Agora nós entendemos como que ocorreu e o que poderia ter sido feito para evitar?, diz Murilo Augusto, aluno do 1º semestre de Direito.

De acordo com o docente, fazer com que os alunos pesquisem a respeito de temas parecidos é muito importante. ?Os alunos acabam tendo uma concepção muito maior do que teriam apenas pelos meios de comunicação, pois os meios de comunicação pegam alguns enfoques e aqui eles trabalham todos?.

Para o aluno Victor Borges, também do 1º semestre de Direito, a reflexão que esse trabalho trouxe aos alunos é importante. ?Refletimos sobre a importância de se preservar essas reservas para que não aconteçam tragédias como essa novamente. E também para termos ciência do impacto que isso tem para o nosso país e o ambiente?.

Como foram as apresentações?

Após finalizar o período de pesquisa os alunos apresentaram e debateram sobre o assunto em sala de aula. Após o debate, os grupos levaram o trabalho para fora de sala de aula e montaram uma exposição nos pátios de seus respectivos departamentos.

Na clínica de Fisioterapia, os cartazes ficaram disponíveis ao público dos dias 24 de março ao dia 3 de abril. No departamento de Ciências Jurídicas ficam do dia 2 de maio ao dia 16 do mesmo mês. E, por fim, o departamento de Ciências Sociais e Letras terá os cartazes expostos do dia 23 de maio ao dia 13 de junho.

Matheus Corrêa

Foto: Leonardo Oliveira