A importância do ensino lúdico da matemática às crianças

04/11/2019 11h57

Destaque, Alimentação melhor, Balbi, Pedagogia, Extensão

Não é novidade que a matemática é uma das matérias que mais temidas durante a escola. Porém, poucos sabem que o problema não está na matéria, mas sim no jeito que ela é ensinada no início de seu aprendizado.

A Profa. Dra. Maria Teresa de Moura Ribeiro é responsável por lecionar a disciplina de Matemática aos alunos do Departamento de Pedagogia da Universidade de Taubate (UNITAU). Em suas pesquisas e projetos, a professora estudou e analisou a psicologia do ensino da matemática e formulou um ótimo método de ensino aos alunos infantis da matéria.

Por que é importante aprender matemática desde o início do período escolar?

?Na verdade, a matemática faz parte da nossa vida desde que nós nascemos. Antes mesmo do primeiro ano de idade, a mãe já está ensinando a fazer um aninho com o dedo para mostrar a idade que a criança irá fazer. A gente conta, organiza, classifica, separa os brinquedos e os coloca em seus lugares corretos. Tudo isso é pensamento matemático. O papel da escola é pegar esses conhecimentos matemáticos que a gente adquire desde muito pequeno e sistematizar isso, dar um caminho de aprendizagem, vamos dizer assim. Então, quando a criança é pequena, ela precisa de coisas concretas para que ela construa aqueles conceitos e isso é muito importante para o aprendizado dela?, explica a professora.

Como o mau ensino inicial da matemática pode afetar a vida de um aluno?

?Colocar a criança em situações que ela não consegue resolver, nas quais ela vê todo mundo acertando menos ela, isso vai desenvolver o medo da matéria. A matemática não precisa ser decorada. Todos querem que as crianças decorem a tabuada. Sim, decorar a tabuada facilita muito a nossa vida em termos de fazer cálculos, mas fazer isso sem nenhum propósito não garante o aprendizado da criança. No Ensino Superior eu recebo muitos alunos que tem medo da matemática, porque quando chegaram em uma etapa da vida, tiveram um professor que não explicava, que passava a matéria correndo, ou um professor que era muito bravo. Então, quando nós temos uma dúvida na vida escolar, e eu não tenho um professor que me ajude, ou uma pessoa que me ajude a superar essas dúvidas, eu acabo carregando para a vida toda?.

Maneiras de se ensinar matemática às crianças

Além de trazer a matemática para a vida da criança, de maneira concreta, a professora comenta que é muito importante trazer o entendimento lógico para os pequenos. Ao invés de forçá-la a decorar e aprender os números, ajudá-la a entender o conceito por trás de tudo aquilo é o que irá fazer com que ela aprenda a matéria. ?Arrumar e organizar um armário, por exemplo, é uma ótima maneira de se ir ensinando conceitos matemáticos básicos?, aconselha.

Sem contar que, o mais importante, é não punir a criança quando ela erra. O aprendizado é feito, majoritariamente, por meio de erros, então quando você pune a criança por seus erros, ela começa a ter medo de errar e, consequentemente, de tentar.

Matheus Corrêa

Foto: Matheus Corrêa