Alunos da UNITAU desenvolvem soluções com uso de energias renováveis

04/11/2019 11h57

Integração, Oportunidade, Engenharia, Extensão, Aluno, ambiental, Somos UNITAU, Ensino Superior, Engenharia Civil

Cerca de 100 alunos da Universidade de Taubaté (UNITAU) participaram do primeiro workshop Hydro discovery course, que aconteceu na General Electric (GE). A atividade nasceu a partir de uma parceria entre a UNITAU e a GE com o intuito de aproximar a relação Universidade-empresa e promover a troca de conhecimento entre alunos e profissionais do mercado de trabalho.

Como aconteceu?

Durante os três dias do workshop, do dia 23 ao dia 25, todos participaram de aulas e palestras sobre energia hidráulica e hidrelétrica, turbinas de reação, conceitos eletromagnéticos, geradores de rotação ajustável, entre vários outros assuntos nessa área. Nos primeiros dois dias, todos foram divididos em 23 grupos para a produção de um projeto de energia renovável. Desses grupos, apenas quatro foram finalistas.

Os projetos criados pelos alunos

As quatro ideias mais criativas trabalharam para transformar poluição sonora em energia elétrica, para otimizar a produção energética por meio de implantação de fontes complementares e na conversão de vibrações dos pingos de chuva em energia elétrica.

Rafael Marioto, aluno no 9º semestre de Engenharia Mecânica, foi um dos integrantes do grupo vencedor. Eles criaram um projeto a partir de três tipos de energia: solar, eólica e maremotriz. Os alunos uniram as três fontes em uma estrutura só que não dependesse do clima. ?Foi muito glorificante a parte do aprendizado agregado e de todo conhecimento que eu consegui desenvolver junto à minha equipe?, completa Rafael.

?Gostaria de agradecer imensamente a todos que, de forma direta ou indireta,  auxiliaram na realização deste momento acadêmico que foi emocionante, rico em tecnologia, informação, network e que marcou de forma positiva as expectativas da carreira profissional de todos os alunos que estiveram presentes?, finaliza o Prof. Júlio Gonçalves, docente do Departamento de Gestão e Negócios e MDP TechCO da General Electric.

Raíssa Santos