Ex-aluna de Arquitetura ministra palestra sobre Geobiologia
04/11/2019 11h57
Destaque, Arquitetura, Ex-aluno, Aluno, Extensão, Palestra
No início de maio, a ex-aluna Rosana Arid, formada em
Arquitetura e Urbanismo pela
Universidade de Taubaté (UNITAU), voltou à Instituição para ministrar uma palestra sobre Geobiologia.
A Geobiologia é um campo de pesquisa científica descoberto recentemente, bastante popular em países europeus. Quando aliada à Arquitetura e ao Urbanismo, a Geobiologia ajuda a harmonizar espaço para proporcionar bem-estar para que as pessoas se sintam bem onde vivem.
Formada pela UNITAU em 2002, Rosana, hoje, atua na cidade com escritório próprio de Arquitetura. O convite para ministrar palestra na UNITAU surgiu com o objetivo de ampliar a visão de atuação dos alunos no mercado de trabalho. ?Nós vimos nessa palestra a possibilidade de trazer uma ex-aluna que atua em um mercado bem diferenciado e para que o aluno possa ver outras possibilidades de atuação, e não somente na área convencional?, diz a coordenadora do curso, Profa. Ma. Anne Ketherine Zanetti Matarazzo.
Rosana relembra que a escolha pela Arquitetura surgiu ainda na escola, quando sua matéria preferida era Desenho Geométrico. A arquiteta pensou em cursar Serviço Social, ou Psicologia, mas acabou optando pela Arquitetura pelo gosto pelas formas.
A escolha pela UNITAU se deu pela qualidade do curso oferecido em sua cidade. ?É uma ótima faculdade. O curso de Arquitetura e Urbanismo da UNITAU é muito reconhecido no Vale do Paraíba?, comenta Rosane.
Enquanto esteve na Universidade, a arquiteta participou de vários projetos, mas o que mais a marcou foi o ?Descobrindo a Matemática?, porque unia Matemática e Geometria. ?Todos esses projetos somaram muito na minha carreira profissional. Eles abriram o meu olhar para outras possibilidades dentro da Arquitetura?, comenta.
Por ser detalhista, a arquiteta sempre atuou com o planejamento de interiores. Trabalhou em uma empresa em São Paulo, depois foi para Santa Catarina atuar com dois arquitetos em Santa Catarina e, por fim, voltou para Taubaté e abriu um escritório próprio, onde atende seus clientes atualmente.
Rosane diz que voltar para a Universidade depois de anos formada é muito especial para ela, principalmente por estar trazendo um ramo inovador no mercado, como a Geobiologia. ?Poder voltar para o lugar em que eu estudei e trazer uma novidade é muito legal! Eu me coloco no lugar dos estudantes aqui e mostrar esse novo caminho da Arquitetura, que é a Geobiologia, é muito gratificante?, finaliza.
Bárbara TolomioACOM/UNITAU