Aluno de Letras lança segundo livro de literatura infantil

04/11/2019 11h57

Integração, Oportunidade, Aluno, EAD, Vem para a UNITAU, Escola de aplicação, Extensão

Unindo temas importantes como respeito e integração, Sidney Bretanha, estudante de Letras da EAD UNITAU, lança, em junho, o livro Alf ? o amor tem quatro patas. Na obra, com prefácio de Alessandro Marson e ilustrações de Leandro Francisca, ele trabalha a relação das crianças com os animais e o autismo.

A literatura sempre esteve presente na vida de Sidney e se tornou uma paixão bem cedo. ?Tudo começou quando eu estava na 6ª série, eu acho, e tive que reescrever uma história do Monteiro Lobato para um trabalho?, conta. ?O que era para ser uma folha acabou virando umas seis e a professora gostou. Não lembro como, mas fui parar no jornal Diário de Taubaté e eles publicaram minha história?.

Quando terminou o colégio, o escritor decidiu fazer Medicina. No entanto, a aprovação não veio e ele foi fazer teatro em São Paulo. Entre idas e vindas e saídas do país, Sidney prestou vestibular para o curso de Letras na USP. ?Lá, me apaixonei pela disciplina de Literatura Infantil e Juvenil e escrevi meu primeiro livro, E se eu fosse outros?, relembra.

Depois de concluído o bacharelado em Letras, Sidney teve de voltar para Taubaté, mas ainda faltava uma coisa: a licenciatura. ?A UNITAU sempre teve esse peso, é uma universidade conhecida e de renome, então eu entrei em contato para acabar minha licenciatura?, explica. ?A EAD se adequa muito ao meu ritmo de vida maluco, de escrever, de estar em feiras literárias, de viajar com a minha companhia de teatro. Essa adequação aos horários foi um dos fatores que me fizeram optar pela modalidade?.

As duas obras de Sidney têm uma coisa em comum: o desejo de conscientizar e ensinar. ?Nos meus livros, gosto de ter um assunto principal e assuntos paralelos, que sempre vão puxar alguma coisa em relação a ajudar pessoas ou a falar sobre minorias?, pontua. Na primeira, ele aborda a empatia, a necessidade de se colocar no lugar do outro; na segunda, o cuidado com os animais e como explicar o autismo para crianças. ?Encontrei um jeito de falar dos bichos para as crianças, contando a história do Felipe e do Alf, incluindo o autismo, um tema com o qual eu sempre quis trabalhar?.

O lançamento de Alf ? o amor tem quatro patas acontece no dia 30 de junho, às 14h, no Museu Monteiro Lobato. A ONG Cão Leal será beneficiada com 5% do valor das vendas líquidas.

Marina Lima
EAD UNITAU