Inclusão social é tema de mesa redonda para os alunos dos cursos de História e de Letras

04/11/2019 11h57

Destaque, Vestibular, Projetos, Aluno, Letras, Extensão

A inclusão social foi tema de um evento realizado na última quarta-feira, 29, nos Departamentos de Ciências Sociais e Letras, de Serviço Social e de Pedagogia da Universidade de Taubaté (UNITAU).
Participação dos alunos

Para debater sobre o assunto, a Profa. Dra. Adriana Cintra de Carvalho e Profa. Sandra Vitoriano organizaram o evento e convidaram alunos com necessidades especiais dos cursos de Educação Física, de Letras, de Jornalismo e de Pedagogia para dar seus depoimentos.

?Foi um evento muito emocionante, esses alunos que fazem parte das minorias sociais puderam falar da sua trajetória dentro da Universidade. Falaram como foram acolhidos e o que ainda precisar ser melhorado,? conta a Profa. Adriana.

Dentre os convidados, também estava presente Aguinaldo Silva, presidente do Conselho municipal dos direitos das pessoas com deficiência de Taubaté (Comdefi). A abordagem desse tema fez com que os alunos tivessem uma perspectiva maior da vida do próximo. É o que ressalta Maria Schmidt, aluna do curso de Letras.

?Depoimentos lindos sobre inclusão que vão agregar saberes não só na minha vida acadêmica, mas também na vida pessoal. Além disso, fui privilegiada de poder trabalhar e envolver-me ainda mais com esse evento marcante e incrível?, comenta.

O evento faz parte do Projeto Integrador, uma disciplina extracurricular que reúne professores e alunos do primeiro semestre dos cursos de História e de Letras. Nesse projeto, os docentes elaboraram atividades que são desenvolvidas ao longo do semestre, dando o foco a uma temática. Neste ano, seis projetos foram realizados.

Nathália Sobral