Alunos de Relações Públicas realizam hackathon em edição do Café União

04/11/2019 11h57

Destaque, Integração, Vestibular, Aluno, Eventos, Extensão

A 21º edição do Café União, tradicional evento organizado pelos alunos do curso de Relações Públicas da Universidade de Taubaté (UNITAU), foi diferente neste ano.

Os estudantes organizaram um hackathon, uma maratona com o objetivo de criar soluções específicas para um ou vários desafios. ?Nós escolhemos isso, porque queríamos fazer um evento diferente de todos os outros anos. O pessoal da sala teve essa ideia e fomos adaptando tudo?, conta a representante da sala, Adrielli Silva Fernandes de Mattos, do terceiro semestre de Relações Públicas.

Desafios ? Hachathon

O desafio proposto foi o de criar quatro ações para comemorar os 40 anos do Departamento. Para começar as atividades, Rodolfo Minas, Relações Públicas que atua na área de eventos da Prefeitura de São José dos Campos, deu uma palestra.

A aluna Lorrane Figueiredo Santos, do primeiro semestre de Relações Públicas, teve sua primeira participação e seu grupo foi o ganhador entre as ideias mais criativas do Desafio. ?Ficar procurando uma maneira legal de realizar a comemoração e tentar organizar tudo em apenas uma hora é desafiador, mas muito divertido?, conta a aluna.

Retomada da história e atuação junto à comunidade

Com o nome do projeto ?ComunicAção?, o grupo ganhador apresentou três ideias para a comemoração dos 40 anos do Departamento. A primeira seria gravar vídeos e podcasts contando a história do Departamento de Comunicação social por meio de entrevistas com alunos, ex-alunos, professores e pessoas envolvidas com o Departamento.

A segunda ação seria usar as histórias contadas em entrevistas e transformá-las em livro com imagens para deixar na biblioteca. O nome do livro seria ?Relatos da Comunicação.?

A terceira ideia seria realizar um coquetel beneficente para lançar a quarta ação criada pelo grupo. Eles pensaram em realizar um Projeto de Extensão que ajude uma comunidade carente ou pessoas autônomas que não têm condições de investir em seu negócio. Os alunos do Departamento seriam estagiários e colocariam o conhecimento aprendido em sala de aula em prática.

De olho em 2020

No próximo ano, a turma de Lorrane será responsável pelo evento. ?A expectativa é muito grande, afinal foi a primeira turma que inovou no Café. No ano que vem, temos de continuar nesse estilo, o que se tona mais difícil, mas a minha turma já está com ideias e esperamos que o nosso evento também seja um marco,? conta a aluna.

O Café União faz parte da disciplina Organização e Execução de Eventos, ministrada pela Prof. Esp. Andréia Gomes. ?Para mim, é muito gratificante ver os alunos realizando o evento, porque vemos que eles conseguem se superar, enfrentam as dificuldades. Nos últimos anos, temos visto bons resultados. Organizar um evento é uma experiência muito completa e eu fico muito orgulhosa de ver o resultado?, finaliza a docente.

Raíssa Santos

ACOM/ UNITAU