Aluna da UNITAU participa de conferência internacional

04/11/2019 11h57

Destaque, Integração, Extensão, Aluno, Internacional, GEN, Fora das Salas, Comercio Exterior

Maria Eduarda Magalhães Barbosa, do 5° semestre de Comércio Exterior da Universidade de Taubaté (UNITAU), participou, do dia 17 ao dia 26 de maio, da International Student Week in Ilmenau (ISWI), na Alemanha, que reuniu mais de 300 estudantes de 70 países diferentes.

A conferência

A ISWI é uma conferência internacional que acontece a cada dois anos na Universidade Técnica de Ilmenau, no estado da Thuringia, na Alemanha. Durante dez dias, mais de 300 alunos de todos os continentes participam da que discute temas relevantes da atualidade. Em 2019, o tema escolhido foi ?Tradição e transição?.

Os participantes são divididos em grupos, com colegas de diferentes países, e cada grupo fica responsável por discutir um sub-tema, com uma apresentação sobre o assunto no fim da reunião.

A atividade tem como objetivo reunir e debater os mais diversos pontos de vista sobre situações atuais, a partir da percepção de alunos do mundo todo, para exercitar a diversidade e a importância de discutir diferentes visões sobre um mesmo tema.

Da UNITAU para a Alemanha

Para chegar lá, Maria Eduarda participou de uma seletiva com mais de dois mil estudantes de todo o mundo e conseguiu ser, junto com outros 3 brasileiros, uma dos 300 alunos convocados para o evento. Discutindo sobre o consumo e como se pode reduzir o uso do plástico por outros materiais ecológicos, o grupo da brasileira contou com mais 7 estudantes, de países como o Afeganistão, o Cazaquistão, Bangladesh e o Azerbaijão. ??A experiência mais desafiadora e também a maior conquista da minha vida, essa foi a recompensa de anos de estudo e trabalho duro?, conta a aluna da UNITAU.

Maria Eduarda também falou sobre como a Universidade lhe ajudou a chegar na Conferência. ??Foi na UNITAU que eu soube da Conferência, por meio do Prof. Ortiz e de outro aluno que participou da conferência em 2017. Eu me interessei bastante e quis participar dela??, afirma a aluna do 5° semestre de Comércio Exterior.

Vinicius Assis

Foto: Arquivo pessoal Maria Eduarda Magalhães