Treinamento em ergonomia é realizado por funcionários da UNITAU

04/11/2019 11h57

Destaque, Servidor, Aluno, Institucional, Ser melhor, Extensão, Palestra

Na última quarta-feira, 5, o Departamento de Gestão e Negócios (GEN) da Universidade de Taubaté (UNITAU) abrigou o encontro anual sobre ergonomia para os servidores dos departamentos de Engenharia Civil, GEN e para os funcionários do almoxarifado e da gráfica, além de para os membros da Comissão interna de prevenção de acidentes (CIPA) da Universidade.

Ergonomia

É o conjunto de disciplinas que estuda a organização do trabalho em que ocorre a relação entre homem e máquina no mesmo ambiente. O objetivo da ergonomia consiste em desenvolver e aplicar técnicas de adaptação de elementos do local de trabalho para o ser humano. Com o auxílio da ergonomia, o trabalhador se sente mais confortável e também mais disposto, de modo que sua produtividade aumenta, sendo benéfico tanto para o servidor quanto para a empresa.

O encontro

Realizado uma vez por ano, o encontro visa desenvolver e garantir a saúde e o bem-estar do trabalhador. Ministrado pela fisioterapeuta Profa. Dra. Glauce Gonzaga Silva, os servidores tiveram a oportunidade de entender mais sobre ergonomia. ??O objetivo era dar informações especificamente sobre o transporte manual de cargas e sobre prevenção de dores. Foi uma atividade teórica e prática bastante produtiva??, afirma a docente.

O encontro busca também prevenir lesões e acidentes envolvendo os trabalhadores. Por ser uma ação interativa, ela visa também auxiliar o lado social dos trabalhadores, pois integra os colegas de serviço, fazendo-os interagir entre si enquanto aprendem técnicas para executar seu trabalho com maior segurança, eficácia e de uma maneira saudável.

Vinicius Assis

Foto: Arquivo pessoal Profa. Glauce