Ex-aluna de Jornalismo é correspondente internacional em Barcelona

04/11/2019 11h57

Destaque, Integração, Vestibular, Ex-aluno, Extensão, Cultura, Aluno, Vestibular de inverno, Somos UNITAU, Vem para a UNITAU, Escola de aplicação, Jornalismo

Com experiências em reportagens especiais na TV Record, com passagens pelos programas Domingo Espetacular, Câmera Record e Repórter Record Investigação, Gisele Rodrigues, ex-aluna do curso de Jornalismo da Universidade de Taubaté (UNITAU), hoje atua como correspondente do SBT em Barcelona na Espanha.

A jornalista também atua como repórter da revista QUAL Viagem e gerencia o blog Mundo Pra Viver, também disponível no Facebook, no Youtube e no Instagram.
Sua passagem pela UNITAU

?Desde criança, sempre me interessei em entrevistar as pessoas e trabalhar com isso?. Gisele se formou em 2009 e, desde o começo do curso, já sabia em qual área queria atuar no mercado de trabalho. ?No início, eu já tinha a decisão de trabalhar em televisão, tinha o sonho de trabalhar em uma emissora nacional e produzir reportagens internacionais?.

Na época, Gisele morava em Pindamonhangaba e todos os dias fazia o trajeto entre as duas cidades. Entre provas, trabalhos e estágios, nunca se permitiu desistir dos seus sonhos. ?Como eu morava em outra cidade, tinha que me deslocar mais cedo, e depois da aula saía correndo para ir para o estágio?, relembra.

Depois de formada, a ex-aluna voltou ao Departamento para ministrar uma palestra. ?Anos depois, regressei a UNITAU para conceder uma palestra na Comunicação e isso foi muito marcante para a minha história na Universidade e na cidade também?.

Em seu Trabalho de Graduação, Gisele produziu um documentário sobre a política na juventude com o título Mostra Sua Cara. Sua pesquisa chegou a ficar como finalista da Exposição de Pesquisa Experimental em Comunicação (Expocom).
Superando as dificuldades durante a carreira

?Nosso mercado de trabalho é muito difícil, mas acredito que as dificuldades foram superadas pelas conquistas?, menciona a repórter.

Ao longo da carreira, principalmente enquanto está ganhando experiência, é muito provável levar um ?não?. Gisele conta que superou todas as respostas negativas porque sempre teve a certeza do que queria realizar para sua vida, e que as dificuldades serviram de impulso para levar-lhe para a frente. ?Eu nunca abaixei a cabeça e nunca desisti, porque eu sabia que meu lugar era lá e o meu crescimento profissional seria nessas emissoras de televisão, numa das quais eu trabalho?.
Como ter sucesso na carreira?

?A minha recomendação é que os alunos aproveitem todo conteúdo oferecido pelos professores, e principalmente a rede de contatos que eles têm?, comenta Gisele.

A ex-aluna acredita que, com estudos e dedicação, nenhum profissional fica fora do mercado de trabalho. ?A base de toda carreira é o estudo e a dedicação. Mas acredito que o estudo e a prática se complementam para formar um bom aluno e um excelente profissional para o mercado de trabalho?.

?O sucesso só vem com a humildade do profissional. Acredito que um bom profissional seja aquele que tenha competência na sua função, que tenha conhecimento, que goste do que faça e principalmente tenha vontade de trabalhar e ser humilde com sua equipe de trabalho, assim será um eterno aprendizado e uma carreira de sucesso?, finaliza a repórter.

Raíssa Santos

ACOM/ UNITAU