Alunos da UNITAU participam de ação contra mosquitos e escorpiões

04/11/2019 11h57

Destaque, Comunidade, Extensão, Aluno, Enfermagem, Medicina, Pedagogia, Fora das Salas

Durante a última semana do mês de junho, alunos de vários cursos da Universidade de Taubaté (UNITAU) fizeram um treinamento seguido de uma ação contra o mosquito aedes aegypti e escorpiões em vários bairros de Taubaté. A atividade acontece em parceria com a Prefeitura de Taubaté.

Os alunos dos cursos de Medicina, Enfermagem, Nutrição, Pedagogia e Biologia foram até os bairros com maior incidência de casos de dengue e aparição de escorpiões. Acompanhados de agentes da Prefeitura, os estudantes foram até bairros da Gurilândia e do Jardim Continental e orientaram os moradores.

A ação faz parte do projeto de extensão Saúde na Educação e contou com a participação da equipe do Programa de Atenção Integral ao Envelhecimento (PAIE). ?Eu acho que essa é uma ação muito bonita, porque tanto os alunos quanto os professores do projeto estão muito envolvidos com essa causa?, diz a Profa. Dra. Maria Stella Amorim da Costa Zöllner, coordenadora do curso de Medicina e do projeto Saúde na Educação.

Além dessa ação, o projeto está trabalhando atualmente em uma escola de ensino infantil, a EMEI Professor João Quintanilha. Lá, os alunos ensinam para as crianças sobre os animais peçonhentos, como cobras e escorpiões e as orientam a não mexes com eles e a tomar cuidado.

A aluna Victória Maria Daniel Mendes, do 3º semestre do curso de Medicina, conta que se interessou em participar da ação por achar interessante ter contato direto com a população. ?Essa ação vai engrandecer muito o meu currículo e também a mim como ser humano, porque na sala de aula a gente não consegue ajudar de verdade a comunidade?, conta ela. ?Como aqui em Taubaté nós estamos com muitos casos do mosquito, eu acho que faz parte da nossa função de futuros agentes da saúde conscientizar a população para um bem geral?, finaliza.

Bárbara Tolomio