Trabalho de Graduação de aluno de História aborda feminismo

04/11/2019 11h57

Destaque, Integração, Cultura, Extensão

O aluno Thomas Barrili Ramos, do último semestre do curso de História da Universidade de Taubaté (UNITAU), abordou em seu Trabalho de Graduação (TG) o feminismo, com o título Entre o íntimo e o obsceno: os corpos femininos em evidência no início do século XX.

Importância do tema

Escolher sobre o que abordar foi fácil para Thomas, pois desde o início da graduação se interessava pelas perspectivas da mentalidade social. ?Desde que fui apresentado à possibilidade de estudar a História,meu interesse só aumentava cada vez que pensava em possíveis oportunidades de pesquisas?, conta.

O TG teve o objetivo de mostrar o ponto de vista masculino a respeito da representação da mulher na sociedade brasileira. Um dos principais objetos de estudos foi o Jornal cariocaRio Nu, no qual circulavam fotos de mulheres francesas.

?Foi possível iniciar a investigação do jornal,analisando suas características principais. A partir de então, foi-se delimitando o recorte a ser explorado com a pesquisa refletindo a respeito das problemáticas?, explica.

Quem orientou o aluno nesta trajetória foi a Profa. Dra. Suzana Lopes Salgado Ribeiro.?Discutimos, a partir desse fato, as fronteiras entre público e privado, íntimo e obsceno, e a apropriação dos corpos femininos pela indústria cultural de massa?, ressalta a docente.

Discutir sobre a representação feminina na sociedade não era fácil no século XX. Atualmente, esse debate tem se tornado cada vez mais presente. O alunopontua que a população ainda pode mudar sua perspectiva sobre o assunto.

?Existe uma consciência a respeito das diferenças enraizadas em nossa cultura quanto à desigualdade histórica entre homens e mulheres, sendo a corrente de discussões a esse respeito um fenômeno de fundamental relevância, que merece a atenção de todos?, encerra.

Nathália Sobral