Professor da UNITAU participa de seminário no Paraguai

04/11/2019 11h57

Destaque, Alimentação melhor, Direito, Extensão, Fora das Salas, Palestra

O Prof. Me. Luiz Guilherme Paiva Vianna, do Departamento de Ciências Jurídicas da Universidade de Taubaté (UNITAU), foi um dos participantes do seminário internacional que ocorreu no Paraguai e teve como tema principal o processo judicial eletrônico.

O encontro

A convenção denominada ??O processo digital como acesso à justiça na experiência Ibero-Americana?? ocorreu nos dias 20 e 21 de junho e teve como palco a Corte Suprema de Justiça de Assunção, na cidade de Assunção, capital do Paraguai.

A atividade foi organizada pela Associação de Juízes do Paraguai (AJP) e pelo Foro Ibero-Americano de Processualistas de Salamanca, do qual o docente da UNITAU é cofundador.

Participação internacional

O evento contou com advogados de países como Brasil, Paraguai, Argentina, Peru, México e Espanha, além de convidados de Honduras e Colômbia. Os participantes do seminário participaram de audiências reais, tiveram acesso ao gabinete de juízes e também discutiram possíveis mudanças a respeito de processos eletrônicos.

O professor da UNITAU participou do seminário como um dos convidados da AJP, a fim de levar maior conhecimento sobre a legislação brasileira aos outros participantes do evento.

?Participar desse seminário foi importante para conhecer o trabalho de advogados e juízes dos países próximos, aprimorando o conhecimento e ampliando a cultura?, cometa o professor Luiz Guilherme, que atua na UNITAU desde 2006.

Além disso, o docente também destacou outros temas relevantes que também foram discutidos durante o encontro: conhecer e comparar a realidade estrangeira, a preocupação com a efetividade do judiciário dos países Ibero-Americanos e a preocupação com o país conhecer sua própria história.

Para o professor, a atividade também teve grande importância nas relações diplomáticas, já que estreita as relações entre os magistrados, além de conhecer outras legislações e levar o nome da UNITAU para outros países.

A próxima edição do evento ocorrerá no ano que vem no Brasil e será especial, já que o Foro de Processualistas completa seu quinto ano de existência. O tema para o encontro ainda não foi definido, mas já tem presença confirmada de magistrados dos países que estiveram presentes este ano.

Vinicius Assis

Foto: Acervo pessoal do Prof. Luiz Guilherme Vianna