Professor da UNITAU visita Universidade de Michigan

04/11/2019 11h57

Destaque, Alimentação melhor, Aluno, Internacional, Extensão

No mês de julho, o Prof. Me. Leandro Maia Nogueira, do Departamento de Engenharia Mecânica da Universidade de Taubaté (UNITAU) foi visitar o campus Universidade de Michigan (UM) no município de Ann Arbor, nos Estados Unidos.

A UM foi fundada em 1817 e conta com mais de 44 mil estudantes e diversos cursos de graduação, mestrado, doutorado e cursos voltados para business. Conhecida como Harvard do Oeste, oferece mais de 500 cursos na cidade.

A visita aconteceu durante as férias do docente, que aproveitou o momento para fazer o networking acadêmico e pode visitar diversos laboratórios de ensino, como o de Biomecânica, uma área que têm sido explorada nas Engenharias.

Outro ponto fundamental da visita foi a avaliação dos projetos práticos ligados a grade curricular dos estudantes de Michigan como, por exemplo, o premiado Projeto Fórmula, competição utilizando plataformas de carros de Fórmula 1, e o Projeto Baja, que já é aplicado na UNITAU. ?Profissionalmente, é um momento único de aprendizado e troca de experiências que vivemos na UNITAU com a instituição americana?, comenta o professor.

Além disso, o professor conheceu as características da gestão acadêmica, estrutura curricular e autonomia dos estudantes diante aos projetos práticos, um diferencial de conhecimento na área de Engenharia Mecânica.

O projeto de Biomecânica chamou a atenção do professor,  que pretende aplicá-lo  UNITAU em parceria com o departamento de Fisioterapia e Medicina. ?É uma área da engenharia que estuda o movimento do corpo e auxilia na área da saúde com a construção de próteses e dispositivos que irão melhorar os movimentos dos pacientes?, diz ele. ?A UNITAU está no caminho certo com com a inovação da grade curricular e as aulas práticas nos laboratórios? finaliza.

Bárbara Tolomio