Universidade recebe palestra da Sociedade Nacional de Fisioterapia

04/11/2019 11h57

Destaque, Fisioterapia, Aluno, Eventos, Fora das Salas, Extensão, Palestra

O Departamento de Fisioterapia da Universidade de Taubaté (UNITAU) promoveu no último dia 6 de agosto uma palestra sobre lesão no esporte com a participação de representantes da Sociedade nacional de fisioterapia esportiva e de atividades físicas (Sonafe).

Sonafe

A Sonafe é uma instituição fundada em 2003 e atualmente é o principal órgão de regulamentação em fisioterapia esportiva no país e reúne profissionais de todo o Brasil. A sociedade tem a tarefa de realizar congressos, salientar a importância do fisioterapeuta no mundo do esporte, e promover a melhora da fisioterapia esportiva no país, discutindo os estudos recentes sobre as lesões do esporte e a atuação dos profissionais da área.  Além disso, cabe também à SONAFE a regulamentação dos fisioterapeutas no esporte.

A palestra

A noite de aprendizado foi composta por duas palestras, uma apresentada pelo presidente da Sonafe de São Paulo, Rafael Martins e a outra apresentada pelo diretor da Sonafe Brasil, André Fujita. Os temas foram: Concussão e termografia no esporte. A concussão é uma lesão cerebral recorrente em esportes de contato, e a termografia é o principal meio de diagnóstico da concussão.

André Fujita ressaltou a importância de os estudantes conhecerem mais sobre a concussão "Ela é uma das lesões mais importantes no esporte. No Brasil, não se fala muito sobre, mas devemos estudar, pois ocorre muito mais do que imaginamos??, explica.

Outro tema abordado na palestra foi a termografia, que, para André Fujita, é um grande aliado para o profissional. "A termografia auxilia no diagnóstico e no tratamento já que mostra com precisão o ponto de dor pela mensuração do calor?, comenta o diretor da Sonafe.

Larissa Viteli Carvalho Carneiro, aluna do 6° semestre de Fisioterapia ressaltou a importância da palestra como um meio de aprendizado "A palestra foi muito importante, pois aprendi a identificar uma concussão e conheci a termografia, de que nunca tinha ouvido falar e  que será muito importante para mim no futuro??, conta a aluna que planeja seguir carreira na fisioterapia neurológica.

?A fisioterapia esportiva é uma das áreas que mais atraem os estudantes para iniciar o curso. Além disso, é uma área que está em constante expansão, juntamente com os esportes?, comenta a Profa. Ma. Alex Sandra Oliveira de Cerqueira Soares, diretora do Departamento de Fisioterapia da UNITAU. A docente também ressalta a crescente do mercado da fisioterapia esportiva ??É uma área que valoriza muito os fisioterapeutas, é importante mostrar essa parte da fisioterapia que está em alta e é promissora?, finaliza.

Vinicius Assis

Foto: Leonardo Oliveira