CICTED 2019: inscrições abertas

04/11/2019 11h57 ⋅ Atualizada em 20/07/2020 16h07

Destaque, Integração, Pesquisa, Aluno, Eventos, Institucional, CICTED, Extensão

O Congresso Internacional de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento (CICTED) organizado pela Universidade de Taubaté (UNITAU) acontece entre os dias 23 a 25 de outubro. Na edição do ano de 2018, o CICTED recebeu mais de 1.300 inscrições.

O maior Congresso científico da região está na 8ª edição e seguirá o tema da Semana Nacional da Ciência, que é Bioeconomia: Diversidade e Riqueza para o Desenvolvimento Sustentável.

?O evento tem a participação de outras instituições de ensino, só no ano passado foram cerca de 100. Neste ano, teremos apresentações orais nas modalidades fóruns clínico, científico e de experiências profissionais. Além de atividades em língua estrangeira voltadas à ambientação de alunos e professores para vivência acadêmica internacional?, explica a Profa. Dra. Sheila Cavalcanti, Pró-Reitora de Pesquisa e Pós-Graduação.
Como participar?

Podem participar estudantes de graduação, de pós-graduação, dos Ensinos Fundamental e Ensino Médio e professores. As inscrições vão até o dia 22 de setembro aqui. O evento é aberto para instituições de ensino.
Categorias

Os trabalhos são divididos em oito categorias. Confira em qual inscrever seu trabalho:

Encontro de Iniciação Científica (ENIC): voltado para alunos de cursos de graduação.

Projeto de Pesquisa e Inovação PP&I: voltado para alunos da graduação da pós-graduação e para professores.

ENIC KIDS, ENIC JR. e ENIC TEEN: são voltados para os alunos dos Ensinos Fundamental e Médio.

Mostra Internacional de Pós-Graduação (MIPG): voltados para alunos e para professores da pós-graduação.

Seminário de Extensão (SEMEX): voltados para alunos e para  professores e membros da comunidade.

Seminário de Docência Universitária (SEDUNI): voltado para professores da UNITAU, para alunos de licenciatura e para professores do Ensino Fundamental e Médio.
Programação e atividades

Todas as atividades do CICTED abordarão o tema Bioeconomia. Haverá palestras ministradas em inglês e em francês, e uma das atividades contará com a participação do Prof. Dr. Kusai Baroud, graduado em Odontologia pela Universidade de Al-Baath, na Síria. Ele já realizou pesquisas em diversos países e, atualmente, é professor associado ao programa de Pós-Graduação, Mestrado e Doutorado em Odontologia da UNITAU.

?O Prof. Kusai Baroud certamente trará para os alunos outras perspectivas sobre a pesquisa. Os trabalhos que ele realizou mostram que a pesquisa está presente em todos os lugares.?, finaliza o Prof. Dr. Alexandre Prado Scherma, da Comissão Organizadora do CICTED.

Nathália Sobral

Foto: acervo da ACOM/UNITAU