Alunos da UNITAU participam do III InterBAJA
11/09/2019
Destaque, Engenharia, Aluno, Eventos, Extensão, Engenharia Civil, Fora das Salas
Os alunos de
Engenharia Mecânica e
Engenharia Civil da Universidade de Taubaté (
UNITAU) que fazem parte do Projeto Baja participaram do III InterBAJA da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), realizado entre os dias 31 de agosto e 1 de setembro, em Londrina.
O InterBAJA tem o intuito de desafiar os estudantes de engenharia a construírem um veículo
off road, trabalhando desde o desenvolvimento, fabricação e o teste em corridas.
A competição
A primeira etapa da competição foi a avaliação de ergonomia e segurança do veículo. ?Foi uma avaliação bem rígida com juízes atuantes em competições nacionais, mas tivemos um bom
feedback?, comenta o capitão da equipe da UNITAU, Caio Manograsso Piotto, do 8º semestre Engenharia Mecânica. ?Aprendemos bastante com as dicas deles para nossa próxima competição?.
A segunda etapa foi o teste de frenagem, onde o carro deveria atingir uma velocidade alta e depois frear completamente em um pequeno espaço cercado por cones. Também houve o teste de tração, em que os carros ficavam interligados por um cabo de aço e o objetivo era ver quem conseguiria tracionar melhor o veículo até conseguir passar as quatro rodas do carro adversário do ponto central da pista.
Por fim, a prova final, chamada de enduro, consiste em uma corrida onde os carros têm que completar o máximo de voltas que conseguirem em quatro horas.
A equipe da UNITAU ficou em 4ºlugar na colocação no geral e os integrantes ficaram muito satisfeitos. ?Os alunos ficaram bem agitados pela rotina da competição, mas ver o pessoal com a mão na massa me deixou muito feliz?, diz Caio. ?Foi nossa primeira competição e saímos de lá com uma boa reputação?.
Próxima etapa
Agora, os integrantes da equipe planejam participar de outras competições do projeto Baja pela SAE Brasil, como regionais e o campeonato nacional no ano que vem. ?Ano que vem vamos entrar no nacional como uma equipe novata, então participamos dessa competição em Londrina para aprendermos mais sobre o ritmo de competição?, comenta o capitão.
Para os campeonatos de 2020, a equipe vai focar na construção de um carro novo. ?Conhecemos algumas equipes que participam da principal competição da SAE aqui no Brasil e trocamos conhecimentos e dicas para nos prepararmos para o ano que vem?, finaliza Caio.
Bárbara TolomioACOM/UNITAU