Alunos de Física e Matemática apresentam pesquisas científicas em Congresso em São Carlos

04/11/2019 11h57

Integração, Aluno, Artigo, Extensão

Alunos do 6º período do curso de Física e Matemática da Universidade de Taubaté (UNITAU) participaram pela segunda vez do III Encontro de Educadores em Ciências da USP (CDCC), em São Carlos, nos dias 13 e 14 de setembro.

O evento tem o objetivo de reunir professores, pesquisadores e estudantes de licenciatura que cursam Química, Física, Biologia e Ciências da Natureza, para um encontro de socialização, análise de experiências e estudos veiculados à educação em diferentes níveis e modalidades.

?Participamos ano passado e foi muito produtivo. Esse ano os alunos me procuraram empolgados querendo participar novamente para apresentar os trabalhos que estamos desenvolvendo na UNITAU?, conta a Prof. Me. Amanda Romão de Paiva, responsável por levar os alunos para essa experiência.

Produção científica

Sete alunos da UNITAU apresentaram seus artigos, entre eles Lucas Pinotti e o Victor Felipe Menezes dos Santos, do 6º semestre do curso de Física.

O artigo apresentado foi sobre o uso do nitrogênio líquido para demonstração de ciências. ?É muito gratificante, porque é um trabalho desenvolvido por nós alunos e que acaba ganhando destaque, para que as pessoas vejam e isso pode ser um trampolim?, comenta Lucas, que participa do evento pelo segundo ano.

Ciência e Extensão

Outro trabalho apresentado foi o da Thaynara Pereira Coelho Americano, também do 6º período de Física. O artigo apresentado relata uma atividade desenvolvida pelo Projeto de extensão Física mais que divertida, com sobre física óptica, com atividades direcionadas para alunos do Ensino Fundamental II.

?Esse artigo em específico trata de uma área da Física a qual tenho muito apreço, portanto falar sobre o desenvolvimento dessa atividade foi muito gratificante, também aos resultados obtidos nesse trabalho?, conta.

O artigo de Rafael Yuri Yamamoto abordou o incentivo do ensino da Física para os alunos de Ensino Fundamental através de experimentos lúdicos. ?O próprio convívio no meio científico desperta a criatividade e inovação sobre inúmeros assuntos?, completa.

Eliana Vera Hunyady Mangucci e Emerson Pereira da Silva, do 6º período do curso de Matemática que também participaram. O artigo apresentado por eles teve como temática o uso de jogos como ferramenta de transformação no ensino das ciências da matemática e física. A pesquisa apresenta alguns dos resultados das atividades elaboradas e desenvolvidas no Projeto de extensão B.E.A.B.A das Ciências, coordenado pela Prof. Me. Ana Clara Mota.

Raíssa Santos

ACOM/ UNITAU