Economia brasileira é tema de palestra na UNITAU

04/11/2019 11h57

Sem categoria

 

Na segunda-feira, 30, a Universidade de Taubaté (UNITAU) recebeu uma palestra sobre o cenário da economia nacional, ministrada pelo Diretor do Instituto Fiscal Independente (IFI), Felipe Scudeler Salto. A atividade aconteceu no Auditório da Engenharia Civil.

 
O que é o IFI?

O Instituto Fiscal Independente (IFI) foi criado em novembro de 2016 com o objetivo de ampliar a transparência das contas públicas. A Instituição é órgão independente do Senado Federal.

A equipe é formada por três diretores, três economistas, dois estagiários que produzem pesquisas e relatórios, calculam medidas orçamentais como o Produto Interno Bruto (PIB), inflação, taxas de juros, além de acompanhar as metas fiscais do Governo. ?Lá fora eles costumam dizer que instituições como o IFI são como cães de guarda, que observam as contas públicas e alertam a sociedade, os políticos, os jornalistas, os especialistas em economia quando algo está errado?, aponta Felipe Salto.

 
Economia em pauta

A atual situação econômica do país é um assunto presente todos os dias em noticiários, em pesquisas e nas redes sociais. Trazer essa discussão para o âmbito universitário é uma forma de ampliar o conhecimento acerca do tema. ?Acredito que seja muito importante aqui para os alunos da Universidade de Taubaté ter uma experiência como esta. O assunto é pertinente e o palestrante tem domínio sobre o assunto?, menciona o ex-aluno de Agronomia, Jhonny Oliveira, que foi o mediador da palestra.

?Estudar o porquê estamos nessa situação e o que fazer para sair da crise é algo que importa para todos, então a ideia da palestra foi que nós possamos discutir as saídas dessa crise?, finaliza Felipe.

 

Raíssa Santos

ACOM/ UNITAU

 

Foto: Leonardo Oliveira/ ACOM