Departamento de Arquitetura e Urbanismo organiza exposição

04/11/2019 11h57 ⋅ Atualizada em 19/12/2019 16h12

Destaque, Arquitetura, Aluno, Eventos, Extensão, Fora das Salas

A galeria Cubo Branco, localizada no Departamento de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Taubaté (UNITAU), receberá do dia 10 ao dia 31 de outubro a exposição Sobre-Re-Des Arquiteturas, com obras sobre os mais variados temas feitas por Marcos Lopes, artista plástico da capital paulista.

A galeria

Inaugurada em 2004 e revitalizada em 2018, a Galeria Cubo Branco faz parte do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da Universidade. O espaço nasceu para dar maior visibilidade às obras de aluno, de professores e de artistas da região. "É parte integrante do projeto pedagógico do curso como um espaço de produção e exposição de Arte e Arquitetura em geral, pois entendemos que esses dois elementos são indissociáveis", conta o Prof. Me. Flávio Brandt Mourão, diretor do Departamento de Arquitetura e Urbanismo.

O nome do espaço é uma referência ao conceito de arte promovido pelo Museu de Arte Moderna de Nova Iorque (MoMA), em 1929. O MoMA é referência em arte, é o maior museu sobre arte moderna do mundo e abriga grandes obras, como "A noite estrelada", de Van Gogh, e "Les demoiselles d'Avignon", de Picasso.

O local já recebeu shows, apresentações de música erudita, peças de teatro e exposições de artes visuais, além de exposições de Arquitetura. A galeria já recebeu exposições de interesse intercontinental, como a mostra de Lambe-Lambe, que ocorreu simultaneamente a exposições no Canadá e na Alemanha.

A exposição

Dessa vez, o expositor será Marcos Lopes, docente de plástica e desenho de expressão no curso de Arquitetura e Urbanismo na Faculdade de Belas Artes em São Paulo. "Trata-se de um antitema. Arquitetura sem arquitetos, sem engenheiros. Colagens surreais, nonsense, precariedade, efemeridade, gambiarras. Arquitetura sem nenhum caráter", afirma o Prof. Mourão.

Para conhecer a galeria e a exposição basta ir até a Praça Félix Guisard, 120, no Centro de Taubaté, das 7h às 18h. A mostra ficará no local até o dia 31 de outubro e é gratuita.

Vinicius Assis

Foto: Nathália Sobral/ACOM