Bioeconomia é tema de maior congresso científico da região

04/11/2019 11h57 ⋅ Atualizada em 19/12/2019 15h57

Destaque, Integração, Aluno, Eventos, Institucional, CICTED, Internacional, GEN, Extensão, Engenharia Civil

A Universidade de Taubaté (UNITAU) iniciou nesta quarta-feira, 23, a oitava edição do Congresso Internacional de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento (Cicted). No período da manhã, o evento contou com o lançamento da revista ?Vivência Acadêmica na Graduação?, com diversas palestras, com fóruns, com workshops e com apresentações dos painéis de iniciação científica kids, teen e junior.

O tema do Cicted deste ano é Bioeconomia: diversidade e riqueza para o desenvolvimento sustentável e, para abrir o Congresso, a gerente de sustentabilidade da Natura, Priscila Matta, fez uma palestra.

Priscila trouxe o tema A Amazônia do futuro e a bioeconomia. ?A Universidade organizar um Congresso desses, que tem uma diversidade de público, e colocar esse tema de bioeconomia para as pessoas começarem a pensar, a pesquisar, a olhar e a se interessar, isso é muito rico, porque constrói uma Universidade do futuro?, comentou a palestrante Priscila Matta.

Nesta edição, mais de mil pesquisas serão apresentadas durante o Cicted, envolvendo estudantes de mais de 320 instituições.  ?O evento superou minhas expectativas nessa parte de se preocupar com o aluno de fora e isso é muito legal?, contou Aparecida Pereira Sales, aluna de Engenharia Civil do Centro Universitário Módulo de Caraguatatuba, que apresentou seu painel de iniciação sobre aproveitamento de materiais recicláveis de construção civil.

Já Gabriel Monteiro Ribeiro, do 2º ano do Ensino Médio da escola SESI de Pindamonhangaba, destacou que é satisfatório ver a sua ideia no Cicted e já se prepara para a edição de 2020. ?Para o ano que vem, quero começar a trabalhar desde o começo ou meio do ano, no máximo, e fazer um jogo ou uma página na web que ajude e una os alunos. Esse é meu projeto para o ano que vem?.

O Congresso segue até sexta-feira, dia 25 de outubro, no Departamento de Gestão e Negócios, localizado na Rua Expedicionário Ernesto Pereira, no Centro de Taubaté. Confira a programação completa aqui.

José Arnaut

Foto: Leonardo Oliveira/ACOM