Duração do Curso: 10 semestres
Grau Acadêmico: bacharelado
Período/Vagas para 2020: não será ofertado em 2020
Período/Vagas para 2016: manhã/20
Ano de Reconhecimento: desde 2003
Renovação de Reconhecimento: Portaria CEE/GP nº 490/14 de 02/12/14
O curso de Engenharia de Controle e Automação da UNITAU tem o intuito de formar profissionais com conhecimentos na área de mecânica, de eletrônica e de computação. Em 10 semestres, os alunos contam com disciplinas de Controladores Lógicos Programáveis, Ciências do Ambiente e Fenômenos de Transporte, além de outras matérias básicas, como Álgebra, Física, Química e Fundamentos de matemática. Outro importante conhecimento adquirido na Universidade é o de Fundamentos de Economia e Administração, focados na área de Engenharia. Confira aqui o Projeto Pedagógico do curso.
Como forma de auxiliar na educação de qualidade e de incentivar a realização de estudos de pesquisa, os alunos do curso contam com uma infraestrutura com um polo computacional completo e 17 laboratórios, entre eles o de automação de processos e robótica.
Os estudantes participam de todo o desenvolvimento de veículos off-road junto com os alunos do curso de Engenharia Mecânica da UNITAU ao longo de todo o ano. A partir disso, os próprios alunos formam equipes para participar de importantes competições em nível nacional e que trazem experiência aos futuros profissionais.
O egresso de Engenharia de Controle e Automação da UNITAU tem formação generalista, humanística, crítica e reflexiva, capacitado a absorver e desenvolver novas tecnologias, considerando seus aspectos técnicos, políticos, econômicos, sociais e ambientais, com conduta ética, dotado de teorias e práticas que o habilitem a exercer as seguintes competências e habilidades: conceber, especificar, desenvolver, projetar, analisar, implementar, instalar, otimizar, gerir, adaptar, utilizar e manter sistemas de controle e de automação de equipamentos, processos e unidades de produção; desenvolver processos de fabricação; inspecionar a produção e avaliar criticamente a operação e manutenção de sistemas; analisar aspectos socioeconômicos de sua atividade; atuar nas áreas de competência profissionais da Engenharia Mecânica com ênfase em mecatrônica no âmbito do Sistema CONFEA/CREA e atuar em controle e automação, em informática industrial, em engenharia de sistemas e produtos e em processo físicos de produção.
2º PERÍODO
3º PERÍODO
4º PERÍODO
5º PERÍODO
6º PERÍODO
7º PERÍODO
8º PERÍODO
9º PERÍODO
10º PERÍODO
Estágio Supervisionado: 360h
Componente curricular obrigatório a ser cumprido pelo aluno a partir do 7º período, com orientação e supervisão do Departamento de Engenharia Mecânica, conforme regulamento específico homologado pela Pró-reitoria de Graduação.
Trabalho de Graduação (TG): 120h
Componente curricular obrigatório a ser cumprido pelo aluno a partir do 9º período, conforme normas específicas aprovadas pela Pró-reitoria de Graduação.
Carga horária total do curso: 3.813 horas
ALEX GUIMARÃES AZEVEDO
Titulação: Mestre
Área de Atuação: MATEMÁTICA
Currículo Lattes
ALVARO MANOEL DE SOUZA SOARES
Titulação: Doutor
Área de Atuação: ENGENHARIA (AUTOMAÇÃO)
Currículo Lattes
ANTONIO CARLOS TONINI
Titulação: Mestre
Área de Atuação: ENGENHARIA MECANICA
Currículo Lattes
GILVAN CESAR DE CASTRO CORREARD
Titulação: Mestre
Área de Atuação: INSTITUTO BÁSICO DE CIÊNCIAS EXATAS
Currículo Lattes
O Departamento de Engenharia Mecânica da UNITAU tem sua origem na antiga Escola de Engenharia de Taubaté (EET), criada em 1962.
O prédio está localizado próximo ao centro da cidade, permitindo fácil acesso aos alunos vindos de todas as cidades do Vale do Paraíba, Litoral Norte Paulista e Sul de Minas.
O Vale do Paraíba, região onde está instalada a UNITAU, abriga um dos maiores parques de indústrias metal-mecânicas e aeroespacial do Brasil e, também, importantes centros de pesquisa e de serviços, gerando diversas oportunidades de estágio aos alunos e elevado índice de contratação dos profissionais formados pela Universidade. Essa proximidade com as indústrias nos permite estar sempre atualizados em relação às exigências e às necessidades do mercado de trabalho. O Departamento conta com ampla infraestrutura, possibilitando aos acadêmicos estudos teóricos e práticos em dezoito laboratórios e em uma biblioteca. Também integra a infraestrutura uma cantina condizente com o público-alvo.
Atualmente, os cursos de bacharelado oferecidos pelo Departamento são: Engenharia Aeronáutica, Engenharia Mecânica e Engenharia de Produção Mecânica, no período noturno.
O Departamento tem assumido a responsabilidade pela educação, treinamento e atualização da parcela da população trabalhadora, a qual, necessitando trabalhar para custear seus estudos, não teria outra oportunidade de prossegui-los. Esta condição socioeconômica gera uma situação positiva para a formação dos futuros profissionais, pois eles, já a partir da terceira série dos cursos, têm condições de engajar-se na cadeia produtiva do parque industrial regional.
O prematuro contato profissional nas áreas das engenharias torna-se um elemento importante para contribuir positivamente na formação dos alunos, principalmente por meio do desenvolvimento de trabalhos acadêmicos voltados à solução de problemas típicos das empresas nas quais trabalham, pela adequação prática à convivência socioindustrial, pela responsabilidade profissional adquirida e pela perfeita sintonia do desenvolvimento acadêmico com a prática profissional, resultando na formação de um profissional com todas as condições de pleno desenvolvimento de suas funções como futuro engenheiro.
Saiba mais sobre os cursos oferecidos pelo Departamento
![]() |
Diretor do Departamento: Prof. Me. Pedro Marcelo Alves Ferreira Pinto |
Endereço: Rua Daniel Danelli, s/n, Taubaté-SP CEP: 12060-440
E-mail: juta@unitau.br
Contato: (12) 3625-4154
Horário de Atendimento
Secretaria: de segunda a sexta-feira, das 13h às 15h30 e das 18h30 às 22h
Biblioteca: de segunda a sexta-feira, das 13h às 22h