Psicologia e Psicoterapia Infantil

Carga horária: 360h

Duração: 12 meses

Investimento: Matrícula de R$550,00 + 17 parcelas de R$550,00

Horário das aulas: Quinzenalmente, às sextas-feiras, das 19h às 23h e aos sábados, das 8h às 14h

Vagas (min/max): 15/30 alunos

Aula inaugural e início do curso: 11 de março de 2022

APRESENTAÇÃO

Diferencial:

O curso tem como meta especializar o psicólogo em uma das principais abordagens teóricas utilizadas na psicoterapia de crianças – a Teoria Cognitiva Comportamental (TCC), a Psicoterapia Psicanalítica e a Psicoterapia Fenomenológica- Existencial – capacitando-o a aplicar os recursos teóricos e técnicos na prática profissional com crianças.

 

Objetivo:

Promover estudo aprofundado sobre o desenvolvimento infantil com o intuito de capacitar profissionais psicólogos para atuar no atendimento clínico da criança, com foco na psicoterapia infantil, a partir das três principais abordagens teóricas da Psicologia (a Cognitivo-comportamental, a Psicanálise e a Fenomenológico-Existencial).

 

Público-alvo:

Psicólogos.

 

Coordenação:

Coordenadora: Profa. Dra. Adriana Leonidas de Oliveira

Coordenadora Adjunta: Profa. Dra. Ana Cristina Araújo do Nascimento

LOCALIZE-SE

Local das aulas:

Secretaria dos cursos de Pós-graduação
Endereço:
Rua Visconde do Rio Branco, 210, Centro, Taubaté-SP

Tel.: (12) 3624-1657

E-mail: secpos@unitau.br

 

Departamento de Psicologia:
Endereço: Av. Tiradentes, 500, Bom Conselho, Taubaté-SP CEP: 12030-180

 

Mais Informações:

Contatos: (12) 3621-2666
E-mail: centralpos@unitau.br

DISCIPLINAS

Módulo I

  • Psicologia do Desenvolvimento:Conceitos básicos e desenvolvimento Emocional da criança e do pré-adolescente
  • Desenvolvimento Cognitivo e Social da criança e do pré-adolescente
  • Desenvolvimento Psicomotor da Criança
  • A família da infância a pré-adolescência
  • Estilos e Práticas Parentais: estratégias de intervenção

Módulo II

  • Psicopatologia da infância e pré-adolescência
  • Psicodiagnóstico Infantil
  • Neuropsicologia da criança: fundamentos
  • Neuropsicologia da criança: avaliação e reabilitação
  • Transtornos da Aprendizagem

Módulo III

  • Pesquisa com crianças: Metodologia Científica
  • O brincar como recurso de intervenção psicológica
  • Crianças e pré-adolescentes em situação de vulnerabilidade e inclusão: estratégias de intervenção

Módulo IV   (o aluno fará opção por 1 (uma) das disciplinas):

  • Técnicas Psicoterápicas: Terapia Cognitivo Comportamental aplicada à infância
  • Técnicas Psicoterápicas: Psicoterapia Psicanalítica aplicada à infância
  • Técnicas Psicoterápicas: Psicoterapia Fenomenológica- Existencial aplicada à infância

Módulo V

  • Estágio Supervisionado
  • Atividades Práticas dos alunos: atendimento clínico em Instituições

Módulo VI

  • Trabalho de Conclusão de Curso

 

 

Corpo Docente

Dra. Adriana Leonidas de Oliveira

Dra. Ana Cristina Araújo do Nascimento

Dra. Andreza Maria Neves Manfredini Tobias

Dra. Débora Inácia Ribeiro

Dra. Fabiane Ferraz Silveira Fogaça

Ma. Fernanda Cardoso Fraga Fonseca

Ma. Francisly Munck Duque

Dra. Lília Maíse de Jorge

Me. Marcelo de Oliveira Fonseca