Interdisciplinaridade das Políticas de Assistência Social, Educação e Saúde na Interface do Trabalho com Famílias | NOVO

Vagas (min/max): 20/30

Horário das aulas: presencial: sábados quinzenais das 8h30 às 12h30 e das 13h30 às 17h30 remota: aulas síncronas e assíncronas

Investimento: matrícula R$ 350,00 + 17 parcelas de R$ 350,00

Duração: 12 meses

Carga horária: 360h

Aula Inaugural e início do curso: Março de 2022

APRESENTAÇÃO

Especialista em prática interdisciplinar na assistência social, educação e saúde na interface do trabalho com família.

 

OBJETIVO GERAL

Qualificar profissionais que atuam ou pretendem atuar na área da assistência social, educação e saúde para a intervenção interdisciplinar com bases teórico-metodológica, ético-política e técnico-operativa, na gestão e execução das políticas tendo como foco o trabalho com famílias.

 

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

- Compreender o sentido da política social a partir das transformações societárias e da historia social da família;

- Relacionar os fundamentos e contextos que permeiam a assistência social, educação e saúde brasileira com a posição que a família ocupa nestas políticas;

- Aprofundar os elementos constituintes que envolvem o estudo sobre a família para compreender a interdisciplinaridade entre assistência social, educação e saúde;

- Aprender a metodologia do trabalho com famílias com foco em ações interdisciplinares que compõem os serviços ofertados pelo Centro de Referência da Assistência Social - CRAS, Centro de Referência Especializado da Assistência Social - CREAS, Escola Pública de Ensino Básico, Estratégia Saúde da Família, Unidade Básica de Saúde - UBS e Centro de Atenção Psicossocial - CAPS;

- Aprimorar a capacidade de utilização e elaboração de instrumentais técnicos operativos no trabalho social com famílias;

- Conhecer legislação social que envolvem as interfaces entre assistência social, educação e saúde na defesa e garantia de direitos da família;

- Desenvolver habilidades para formação e articulação da rede de proteção social da família.

 

DIFERENCIAIS DO CURSO

- Presencial 286 horas  -  Remoto 74 horas

- Bônus de 3 supervisões mensais em grupo on-line de prática interdisciplinar na assistência social, educação e saúde posterior ao curso.

- A fotografia como estratégia de trabalho com famílias.

- Aulas expositivas dialógicas gravadas em vídeo e disponibilizadas aos alunos por meio de acesso exclusivo.

- Conteúdo prático: estudo de casos, Projetos, Produção textual, Cineforum de vídeos e filmes;

- Prática no uso de recursos pedagógicos digitais: E-book, Glossário, Quadro sinótico, Infográfico, multiletramento impressos: jornal, revista, charges, tiras, HQS (historias em quadrinhos); publicidades, Jamboard, Padlet, Hipermídia baseada em design (arte digital), Hipermídia baseada em escrita (wiki);

- Curso oferecido no formato semi-presencial, com aulas remotas síncronas, sempre acompanhadas por um professor.

 

PÚBLICO ALVO:

Assistentes Sociais, Enfermeiros, Fisioterapeutas, Fonoaudiólogos, Médicos, Nutricionistas, Odontólogos, Operadores do Direito, Pedagogos, Professores em geral com Licenciatura Plena, Psicólogos, Sociólogos, Terapeutas Ocupacionais.

O conteúdo interessa também a gestores de secretarias de assistência social, educação e saúde, coordenadores de CRAS e CREAS, coordenadores pedagógicos, gerentes de UBS, membros de conselhos municipais de políticas públicas, presidentes de organizações de sociedade civil – OSCs, entidades socioassistenciais.

 

COORDENAÇÃO: Profa. Ma. Mônica Maria Nunes da Trindade Siqueira

LOCALIZE-SE

Secretaria do curso:
Secretaria dos Cursos de Pós Graduação
Rua Visconde do Rio Branco, 210, Taubaté - SP CEP: 12020-040
Contato: (12) 3624-1657

secpos@unitau.br

DISCIPLINAS

Módulo I

Diálogo Interdisciplinar e Democrático na Intervenção do Atendimento com Famílias

Língua Portuguesa: Leitura e Produção Textual

Interdisciplinas em TICS

Metodologias Ativas e Ferramentas Educacionais de Modo Interdisciplinar em prol da Inclusão Social

Saúde e as Interfaces na Esfera Familiar

Fotografia e Excel como Ferramentas e Expressão da Questão Social

Módulo II

Legislação Social: Família, Assistência Social e Saúde

LGPD Aplicada nas Políticas de Assistência Social, Educação e Saúde

Proteção da Assistência Social: Segurança de Acesso aos Direitos e Serviços de Qualidade para as Famílias

Dimensões do trabalho dos profissionais no SUAS

Metodologia Científica

CORPO DOCENTE

Profa. Ma. Andréia Alda de Oliveira Ferreira Valério -Mestre pela PUCSP/LAEL em Linguística Aplicada ao Ensino de Línguas. Leciona na Universidade de Taubaté há mais de 20 anos como professora de Língua Inglesa, Literatura Inglesa / Norte Americana e Língua Portuguesa. Possui Lato Senso em Língua Inglesa e em Língua Portuguesa. Coordena um projeto de Extensão de Inglês para alunos da Graduação. É assessora para revisão de Regulamentos na Pró-Reitoria de Graduação. Professora de Língua Portuguesa de Cursos EAD com aulas gravadas e disponibilizadas em E-Book Unitau.

Profa.  Ma. Claudia Fabiana de Jesus - Psicóloga Clínica há 20 anos - Orientação Psicanalítica. Mestre em Psicologia da Saúde. Atuou em projetos sociais no nível federal, estadual e municipal, atuando no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e em projetos socioeducativos com a Fundação CASA. Atua no Centro de Atenção Psicossocial Álcool e outras Drogas (CAPS AD) em Taubaté há 10 anos. Apresenta intervenções e palestras no campo da dependência de drogas, bem como tratamento e prevenção na área. Participou da rede de pesquisas da Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas no Brasil (SENAD) e publicações na área. Supervisão Clínica. Foi docente do curso de Psicologia na UNITAU em diversas disciplinas e supervisão clínica. Foi docente do curso de Psicologia na Anhanguera Pindamonhangaba na disciplina Psicologia Social e Psicanálise. Docente na UNISAL, Lorena, da Pós Graduação em Psicologia Clínica: uma abordagem psicanalítica.

Prof. Me. Josué Bertolino - Mestre em Ciências pela USP- Universidade de São Paulo. Especialista em Gestão Educacional e Educação Especial pela Universidade Cândido Mendes. Graduado em Pedagogia com Licenciatura Plena pela FUNVIC. Gestor de Recursos Humanos pela Faculdade Anhanguera. Técnico em Informática – Instituto Microcamp. Atuou como docente e coordenador de cursos técnicos, graduação e pós graduação das faculdades FUNVIC e Anhanguera por mais de 10 anos. Coordenou Projetos Educacionais na Rede Municipal de Pindamonhangaba. Atua como palestrante e oficineiro nas áreas de Educação, Administração e Tecnologia. Possui 10 publicações, sendo 3 livros e 7 artigos em periódicos. Atualmente Palestrante da Pearson Education, Avaliador/Parecerista do Guia do Estudante e Coordenador do Projeto Aprendiz na Empresa do Instituto IA3.

Profa. Esp. Juliana Coelho dos Santos – Advogada – Especialista em Direito Processual Civil pela Escola Brasileira de Direito / Instituto Brasileiro de Direito Processual (EBRADI - IBDP). Graduada em Direito pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ - FND), com diploma de dignidade acadêmica Magna Cum Laude. Possui formação técnica em serviços jurídicos pela Escola Técnica Estadual João Gomes de Araújo (ETEC - JGA). Atua como advogada e consultora jurídica, com ênfase nas áreas de Direito Civil, Direito Contratual, Direito Imobiliário, Direito de Família e Sucessões, Direito do Consumidor e Proteção de Dados.

Mônica Maria Nunes da Trindade Siqueira – Assistente Social - Mestre em Psicologia da Educação pela PUC-SP; Graduada em Direito; Docente (1991-2019), Coordenadora de Estágio (2008-2019) no curso de graduação de Serviço Social e Docente na Pós-Graduação da Universidade de Taubaté (em exercício); Especialista em Gestão de Pessoas pela INPG-SP, Especialista em Família pela Holon Espaço Dinâmico-MG; Especialista em Dinâmica dos Grupos pela SBDG-RS. Desenvolve capacitação no trabalho de grupo com famílias e na construção de times com equipes multidisciplinares/interdisciplinares. Assessoria e Consultoria para profissionais de áreas interdisciplinares, conselhos de direitos, conselho tutelar e organizações públicas e privadas. Desenvolveu trabalho de diagnóstico das barreiras para o acesso e permanência na escola da pessoa com deficiência beneficiária do BPC de São José dos Campos-SP (2020). Atua como Mediadora de Conflitos, Perita Social, Supervisora Profissional para assistente social e equipes multidisciplinar/interdisciplinar.

Ricardo Savastano - Graduado em Economia e com especialização em Planejamento Urbano e Regional, ambos pela UNIVAP e com especialização em Administração de Empresas pela FGV-SP, atuou na área acadêmica como professor das matérias de matemática para os cursos de Economia e Administração da UNIVAP. Desde 2014 participou de inúmeros cursos, palestras e workshops de fotografia patrocinados pela Fundação Cultural Cassiano Ricardo, de São José dos Campos, pela Oficina Cultural Altino Bondesan, SESC São José, Ponto MIS, Fundação Cultural de Jacarey entre outros. Foi professor substituto das Oficinas de fotografia, patrocinadas pela FCCR. Atualmente ocupa a presidência da ONG Centro de Estudos da Cultura Popular ( CECP ), entidade responsável pela gestão, desde a sua criação, do Museu do Folclore de São José dos Campos e pela gestão do Ecomuseu dos Campos de São José, dentre outros projetos.

Ruth Maria Guerreiro da Fonseca Armelin – Advogada – Especialista em Teoria e Prática em Direito Empresarial pela PUC-PR. Graduada em Direito pela Universidade Estadual de Londrina. Coautora dos livros Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais comentada artigo por artigo (Juspodium) e Comentários à Lei geral de Proteção de Dados (ed. Almedina). Especializada em Proteção de Dados. Certificada Exin Privacy and Data Protection Essentials. Alumni Fundação Getúlio Vargas (SP) em Proteção de Dados. Diretora de Educação do Instituto de Direito Digital do Vale do Paraíba (IDDV). Membro da Associação Nacional dos Profissionais em Privacidade de Dados (ANPPD). Presta consultoria, assessoria e auditoria em proteção de dados para empresas no Brasil. Professora convidada e palestrante de cursos de proteção de dados em universidades paranaenses e paulistas e do curso IPOG (Instituto de Graduação e Pós Graduação).

Sandra Regina dos Santos Alves – Mestre em Desenvolvimento Humano pela Universidade de Taubaté (UNITAU). Graduada em Serviço Social pela mesma Universidade. Atuou como Coordenadora no Curso de Serviço Social pela Universidade Paulista (UNIP) de São José dos Campos/SP e como professora da oficina de direito dos idosos pelo Programa de Atenção Integral ao Envelhecimento (PAIE)/PROEXT pela UNITAU. Ministrou aulas e palestras para o Curso de Serviço Social de forma voluntária. Na área social tem experiência no trabalho com famílias e indivíduos em situação de vulnerabilidade e risco social, por meio dos programas sociais de transferência de renda do governo federal, estadual e municipal e da coordenação do plantão social e atendimento em situações de violações de direitos de crianças/adolescentes, mulheres e idosos.  Atua como Assistente Social Instituo IA3.ORG e Coordena o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) e como Conselheira no Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente (CMDCA) no município de Pindamonhangaba/SP.