Período de inscrição (PRORROGADO): 10 de janeiro a 15 de março de 2019
Investimento: 48 parcelas de R$ 2000,00
Horário das aulas: Sextas, a partir das 19h, e aos sábados, das 9h às 16h
Nota CAPES: 4
Período de matrícula: 27 a 29 de março de 2019
Aula Inaugural / Início das aulas: 12 de abril de 2019
Edital do Exame de Seleção do Doutorado Interinstitucional - DINTER / UNITAU 2019/1 (PRORROGADO)
A proposta visa formar Doutores em Educação, ampliando competências em ensino e pesquisa em Educação de docentes da UNITAU e UNESA. Busca ainda criar grupos de pesquisas vinculados às linhas de investigação do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) - Doutorado, área de concentração Educação e Cultura Contemporânea, da Universidade Estácio de Sá.
A proposta objetiva, portanto, a formação de quadros profissionais para a pesquisa, ensino e intervenção social na área de Educação na Região Metropolitana do Vale do Paraíba/SP, bem como nas demais regiões de onde se originarão os alunos do Doutorado Interinstitucional.
CRITÉRIOS E SISTEMÁTICA DE SELEÇÃO DOS ALUNOS
A seleção dos candidatos ao DINTER ocorrerá de forma semelhante à seleção do Doutorado em Educação da UNESA. Os candidatos irão realizar sua inscrição via sistema informatizado da UNITAU/EPTS, seguindo os prazos de edital divulgado especialmente para esta seleção. A seleção ocorrerá na PRPPG UNITAU, de forma presencial, e será realizada por uma comissão de seleção, em duas etapas:
Primeira Etapa:
Segunda Etapa:
A comissão de seleção será integrada por docentes da UNESA e UNITAU, sob a presidência do coordenador da Instituição Promotora. Os candidatos devem depositar a documentação necessária à seleção, definida no edital e realizar sua inscrição nos prazos previstos. Não haverá reserva de vagas para a Instituição Receptora. Serão aprovados os candidatos que realizarem todas as etapas de seleção e obtiverem aprovação até o limite de 25 vagas. Os candidatos aprovados a partir da 26a vaga comporão uma lista de suplentes.
ÁREA DE CONCENTRAÇÃO E LINHA DE PESQUISA
Área de Concentração: Educação e Cultura Contemporânea
Linhas de Pesquisa:
1. Políticas, Gestão e Formação de Educadores - PGFE
2. Representações Sociais e Práticas Educativas - RSPE
3. Tecnologias de Informação e Comunicação nos Processos Educacionais - TICPE
O Diploma será emitido pela Estácio de Sá.
Responsável pelo oferecimento do curso na UNITAU:
Profa Dra Edna Maria Querido de Oliveira Chamon.
Seminários obrigatórios:
Disciplinas obrigatórias:
Linha de Pesquisa: Políticas, Gestão e Formação de Educadores – PGFE
Linha de Pesquisa: Representações Sociais e Práticas Educativas – RSPE
Linha de Pesquisa: Tecnologias de Informação e Comunicação nos Processos Educacionais – TICPE
A Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (PRPPG) tem como meta incentivar as atividades de ensino e pesquisa desenvolvidas pelos docentes e discentes da Universidade de Taubaté. A PRPPG organiza e regulamenta as atividades de ensino e pesquisa por meio de pareceres da Comissão Geral de Pesquisa e Pós-graduação, composta por representantes do Lato e Stricto Sensu. Elabora planos de ensino e pesquisa, superintende os cursos de pós-graduação lato sensu e stricto sensu, as revistas científicas e os programas de capacitação docente. Promove a seleção do pessoal e a composição das bancas examinadoras e propõe a movimentação do pessoal docente de pós-graduação. Em adição, analisa e aprova a realização de pesquisas com modelos animal, pesquisas laboratoriais e pesquisas clínicas sob a ótica e aval dos Comitês de Ética em Pesquisa Humana e Comissão de Ética no uso de animais.
![]() |
Pró-reitora: Profa. Dra. Monica Franchi Carniello |
Secretaria dos cursos de Pós-graduação
Endereço: Rua Visconde do Rio Branco, 210 – Centro – Taubaté/SP
Telefone: (12) 3625-4226
E-mail: cursospos@unitau.br
Horário de Atendimento: segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 18h
Clique aqui para saber mais e conhecer os recursos disponíveis.
UNITAU oferece bolsas da CAPES para Mestrado e Doutorado 23/03/2023
Educação ambiental leva à construção de práticas sustentáveis 13/03/2023
Linguística aplicada forma pensamento crítico para análise das mudanças climáticas 09/03/2023
Inclusão produtiva é ferramenta para combate à desigualdade 08/03/2023