Língua Brasileira de Sinais - Libras - com habilitação em docência e tradução/interpretação

Carga horária: 732h

Duração: 18 meses

Investimento: Inscrição R$50,00, Matrícula de R$650,00 + 17 parcelas de R$650,00

Horário das aulas: Sábado, domingo (quinzenalmente) das 8:00h às 18h (intervalo de almoço)

Vagas (min/max): 25/40

DISCIPLINAS

EIXO COMUM DE FORMAÇÃO BÁSICA: FUNDAMENTOS FILOSÓFICOS PEDAGÓGICOS E CIENTÍFICOS FORMAÇÃO HISTÓRICO SOCIAL BRASILEIRA

Didática e Metodologia de Ensino Superior

Estudos Culturais Surdos

Surdez e a Concepção Histórico Cultural de Vigostski

Políticas Públicas e Reformas Curriculares em Educação para Surdos 

Linguística da Libras

Estudos da Tradução e Interpretação

Código de Ética do Profissional Proficiente em Libras

Educação Bilíngue e seus Fundamentos

Português Instrumental

ATIVIDADES TEÓRICO PRÁTICAS PRESENCIAIS

Introdução a Práticas de Libras

Técnicas de Interpretação

Interpretação Educacional Ciências da Natureza, Humana e Matemática – Adaptacão Curricular

A Leitura e Escrita pelos Surdos (Português para Surdos, Ensino L.P. como L2)

Tradução e Interpretação Artística, Teatro, Músicas e Poesia para a Libras

Tecnologias Educacionais para Alunos Surdos

Ensino de Libras para Surdos como L1

Ensino de Libras para Ouvinte como L2

Planejamento e Orientação, Elaboração de Monografia

ATIVIDADES DIVERSIFICADAS: PRÁTICAS DE PROCESSOS TÉCNICOS METODOLÓGICOS

Estágio Supervisionado

LOCALIZE-SE

As aulas serão realizadas no Campus Bom Conselho e na Pró-reitoria de Pesquisa e Pós Graduação

Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação

Rua Visconde do Rio Branco, 210 - Centro

Taubaté – SP 12020-040

 

Contato:

Contato: (12) 3621-2666

E-mail: centralpos@unitau.br

APRESENTAÇÃO

Objetivo

Formar profissionais proficientes em Libras e Língua Portuguesa, em nível de pós graduação lato sensu, éticos e competentes a uma atuação (prática) crítico-reflexiva frente às necessidades da comunidade surda.

Público

Interessados em: trabalhar com a educação especial/ inclusiva (como sala de recursos, NAP etc.); educação bilíngue para Surdos; ensino de Libras; tradução e interpretação de Libras/ Português.

Diferencial

Os professores do curso são pessoas espacializadas e de notório saber. Cada disciplina terá horas presenciais e em ambiente virtual de aprendizagem. As aulas serão apresentadas de forma expositiva e dialogadas para introdução aos conteúdos programáticos. Leituras referentes a assuntos teóricos serão sempre solicitadas.

Serão criadas situações práticas contextualizadas em Libras para melhor aprendizagem da língua intensamente estimuladas, utilizando: dinâmicas como meio facilitador para ensino-aprendizado; buscando a prática da língua de sinais por meio de atividades presenciais; utilizando mídias e redes virtuais em atividades individuais, grupais e situações simuladas tanto em sala de aula, no ambiente virtual de aprendizagem; propiciando práticas em encontros com a comunidade surda, em seminários, congressos e situações cotidianas registradas pelos alunos e postadas em repositório específico.

Serão também utilizados materiais de estudo com atividades online no ambiente virtual de aprendizagem, com produtos em vídeos e filmes para melhor compreensão (leitura visual) dos conteúdos conceituais e procedimentais abordados em sala, além de visitas técnicas, manufatura de materiais didáticos e utilização de tecnologias assistivas já utilizadas pela comunidade surda.

 

Coordenação

  • Coordenadora (geral): Suelene Regina Donola Mendonça
  • Coordenadora Adjunta : Juliana Marcondes Bussolotti