Administração

Duração do curso: 8 semestres

Grau Acadêmico: bacharelado

Período/Vagas para 2020: noite/80

Ano de reconhecimento: desde 1971

Renovação de Reconhecimento: Portaria CEE/GP nº 278/13 de 10/07/13

APRESENTAÇÃO

Alinhado às atuais demandas do mercado de trabalho, o curso de Administração da UNITAU forma profissionais com ampla visão de gerenciamento de empresas. Disciplinas como Planejamento e Estratégia Empresarial, Marketing e Recursos Humanos  e Contabilidade nas Organizações oferecem aos alunos a oportunidade de se prepararem para atuar nas mais variadas competências da Administração. Confira aqui o Projeto Pedagógico do curso.

TEORIA

Por meio de visitas técnicas a empresas e a organizações renomadas, os alunos participam de encontros com profissionais de destaque e de ampla experiência na área e tomam contato, desde o início do curso, com as características do mercado de trabalho.

PRÁTICA

Os estudantes de Administração contam ainda com disciplinas de empreendedorismo, que incentivam a criação de projetos, estimulam a liderança e a visão estratégica dos negócios.

PERFIL

O curso de Administração deve buscar a construção de uma base técnico-científica que permita aos alunos desenvolverem um processo de questionamento e aprendizado, de modo a torná-los capazes de absorver, processar e se adequar, por si mesmos, às necessidades e aos requerimentos das organizações do mundo moderno. O que se espera efetivamente é a formação de um novo profissional, com perfil adequado a uma sociedade mais justa. A formação visa preparar um profissional que venha se destacar no futuro, sem ignorar a importância dos pioneiros da administração, e que identifique e pratique modernos conceitos e métodos de trabalho adequados às realidades locais, regionais, nacionais e internacionais.

INFRAESTRUTURA

LABORATÓRIOS

  • Laboratório de Informática

O Laboratório de Informática possui uma área de 200,69 m², com 72 microcomputadores em rede, distribuídos em três salas, todos com acesso à Internet, para troca de informações com outras instituições, pesquisa de material bibliográfico de referência, de softwares e de aplicativos. O laboratório pretende fornecer subsídios para que os professores das disciplinas de microinformática possam atuar de forma prática nos conteúdos apresentados aos alunos e para que os professores das disciplinas específicas de cada curso possam mostrar na prática os conteúdos teóricos apresentados em sala de aula. Além disso, os alunos poderão realizar pesquisas via Internet, nos softwares disponíveis e fazer seus trabalhos acadêmicos e o Departamento poderá ministrar cursos extra-curriculares.


  • Laboratório de Multimeios (Sala de Vídeo)

Disponibilizada com DVD, sistema de som, Tela de Projeção Extra Grande, Computador com DVD e Projetor Multimídia que são usados em aulas, apresentações de Monografias, reuniões pedagógicas e pequenos eventos. 

 

OUTRAS INSTALAÇÕES

  • Biblioteca

O Sistema Integrado de Bibliotecas (SIBi), criado pela Deliberação CONSUNI nº. 28/01, está no contexto de prestação de serviços à comunidade, da Pró-reitoria de Extensão, e é composto por 17 unidades de informação, incluindo as Bibliotecas Setoriais, o Centro de Pesquisa Bibliográfica – CPB, o Centro Especial de Atendimento Bibliográfico – CEAB e o Setor de Obras Raras. A partir de 2014 a Biblioteca do Departamento de Gestão e Negócios passou a ocupar um espaço especialmente construído para esse fim. Com espaço físico atual de 189,30 m² e frequência de usuários por volta de 40.000 pessoas anualmente, é composto de salas de estudo individual, sala de estudo em grupo, área livre, ar condicionado e sistema antifurto.

DISCIPLINAS

1º PERÍODO 

  • Estatística
  • Ética e Responsabilidade Social
  • Gestão Ambiental e Sustentabilidade
  • Gestão de Serviços
  • Gestão de Sistemas de Informação
  • Gestão Empreendedora
  • Introdução à Gestão
  • Matemática Aplicada

2º PERÍODO

  • Filosofia
  • Inglês Instrumental
  • Instituições de Direito
  • Introdução à Contabilidade
  • Legislação Comercial e Societária
  • Metodologia do Trabalho Científico
  • Psicologia Organizacional
  • Teorias Administrativas

3º PERÍODO 

  • Comportamento e Cultura Organizacional
  • Comunicação Empresarial
  • Gestão Estratégica de Pessoas e Talentos
  • Gestão por Competências
  • Legislação e Relações Trabalhistas
  • Língua Portuguesa: Leitura e Produção de Textos
  • Psicologia Comportamental e Coaching
  • Sociologia

4º PERÍODO

  • Administração Financeira e Orçamentária
  • Contabilidade Gerencial
  • Gestão de Custos e Formação de Preços
  • Matemática Financeira
  • Microeconomia
  • Planejamento Estratégico

5º PERÍODO

  • Administração Pública
  • Análise das Demonstrações Contábeis
  • Contabilidade nas Organizações
  • Espanhol Instrumental
  • Gestão de Materiais e de Patrimônio
  • Gestão Internacional de Negócios
  • Macroeconomia

6º PERÍODO

  • Administração da Produção
  • Gestão da Qualidade e Inovação
  • Gestão de Operações e Logística
  • Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS
  • Marketing de Relacionamento
  • Marketing Estratégico e Técnicas de Negociação
  • Pesquisa de Mercado e Comportamento do Consumidor

7º PERÍODO

  • Gestão de Micro, Pequenas e Médias Empresas
  • Gestão de Organizações do Terceiro Setor
  • Legislação Tributária

8º PERÍODO 

  • Controladoria
  • Elaboração e Análise de Projetos
  • Seminários de Pesquisa
  • Teoria dos Jogos

 

Atividades Acadêmico Científico Culturais (AACC): 160h
As Atividades Acadêmico-Científico-Culturais – AACC, componente curricular obrigatório, com carga horária total de 160 (cento e sessenta) horas, deverão ser cumpridas pelo aluno no decorrer do curso, conforme regulamento homologado pela Pró-reitoria de Graduação.

Estágio Supervisionado: 300h
O Estágio Supervisionado, componente curricular obrigatório, com carga horária total de 300 (trezentas) horas, deverá ser cumprido pelo aluno a partir do 5º período até o final do 6º período, terá orientação e supervisão do Departamento de Economia, Contabilidade e Administração, conforme regulamento homologado pela Pró-reitoria de Graduação.

Trabalho de Graduação - TG: 120h
O Trabalho de Graduação (TG), componente curricular obrigatório, com carga horária de 120 (cento e vinte) horas, a ser cumprido a partir do 7º período, será desenvolvido e apresentado pelo aluno conforme regulamento homologado pela Pró-reitoria de Graduação.

Carga horária total do curso: 3.047 horas

CORPO DOCENTE

ADRIANA MILHAREZI ABUD
Titulação: Doutor
Área de Atuação: INSTITUTO BÁSICO DE HUMANIDADES
Currículo Lattes

ADRIANO JÚNIOR JACINTHO DE OLIVEIRA
Titulação: Mestre
Área de Atuação: DIREITO INTERNACIONAL, DIREITO EMPRESARIAL ECONÔMICO, DIREITOS HUMANOS, POLÍTICA INTERNACIONAL
Currículo Lattes

AIRTON PRATI
Titulação: Doutor
Área de Atuação: ENGENHARIA NUCLEAR
Currículo Lattes

ALEX GUIMARÃES AZEVEDO
Titulação: Mestre
Área de Atuação: MATEMÁTICA
Currículo Lattes

ANA IRACEMA NEVES FAGUNDES NOGUEIRA DE OLIVEIRA
Titulação: Especialista
Área de Atuação: RECURSOS HUMANOS
Currículo Lattes

ANDRE LUIZ FREITAS GUIMARAES
Titulação: Mestre
Área de Atuação: ADMINISTRAÇÃO
Currículo Lattes

ANDRÉIA ALDA DE OLIVEIRA FERREIRA VALÉRIO
Titulação: Mestre
Área de Atuação: LÍNGUA INGLESA: LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTO EXPOS/ARGUM,TRABALHO DE GRADUAÇÃO
Currículo Lattes

Andreza Cristina Both Casagrande Koga
Titulação: Especialista
Área de Atuação: Psicologia
Currículo Lattes

ANGELA MARIA RIBEIRO
Titulação: Mestre
Área de Atuação: ECONOMIA, CONTABILIDADE E ADMINISTRACAO
Currículo Lattes

AUGUSTINHO RIBEIRO DA SILVA
Titulação: Mestre
Área de Atuação: ECONOMIA, CONTABILIDADE E ADMINISTRAÇÃO
Currículo Lattes

CELSO ALVES DOS SANTOS
Titulação: Especialista
Área de Atuação: ECONOMIA, CONTABILIDADE E ADMINISTRACAO
Currículo Lattes

CESAR AUGUSTO EUGENIO
Titulação: Mestre
Área de Atuação: INSTITUTO BÁSICO DE HUMANIDADES
Currículo Lattes

CLAUDIA MARIA DE OLIVEIRA SOUZA
Titulação: Mestre
Área de Atuação: INSTITUTO BÁSICO DE HUMANIDADES
Currículo Lattes

DORIVAL JOSÉ GONÇALVES FRANCO
Titulação: Mestre
Área de Atuação: DIREITO

DRAUZIO ANTONIO REZENDE JUNIOR
Titulação: Mestre
Área de Atuação: ECONOMIA, ÉTICA E CONTABILIDADE, PLANEJAMENTO
Currículo Lattes

Edna Maria Querido de Oliveira Chamon
Titulação: Doutor
Área de Atuação: Economia, Contabilidade e Administração
Currículo Lattes

EDSON APARECIDA DE ARAUJO QUERIDO OLIVEIRA
Titulação: Doutor
Área de Atuação: ECONOMIA, CONTABILIDADE E ADMINISTRACAO
Currículo Lattes

EDSON TRAJANO VIEIRA
Titulação: Doutor
Área de Atuação: ECONOMIA E HISTÓRIA ECONÔMICA, TRABALHO DE GRADUAÇÃO
Currículo Lattes

FABIANO SIQUEIRA DE ALMEIDA
Titulação: Especialista
Área de Atuação: INSTITUTO BÁSICO DE HUMANIDADES
Currículo Lattes

FRANCISCO DE ASSIS COELHO
Titulação: Mestre
Área de Atuação: ECONOMIA, CONTABILIDADE E ADMINISTRAÇÃO
Currículo Lattes

JAIRO CABRAL JÚNIOR
Titulação: Mestre
Área de Atuação: INSTITUTO BÁSICO DE CIÊNCIAS EXATAS
Currículo Lattes

JONAS COMIN DE CAMPOS
Titulação: Mestre
Área de Atuação: ECONOMIA, CONTABILIDADE E ADMINISTRACAO
Currículo Lattes

JOSÉ JOAQUIM DO NASCIMENTO
Titulação: Mestre
Área de Atuação: ECONOMIA
Currículo Lattes

JOSÉ MAURICIO CARDOSO DO RÊGO
Titulação: Mestre
Área de Atuação: GEOPOLÍTICA E ANTROPOLOGIA
Currículo Lattes

JOSÉ RODRIGO VÁRZEA CURSINO
Titulação: Mestre
Área de Atuação: DIREITO
Currículo Lattes

JULIANA BOKOR VIEIRA XAVIER
Titulação: Mestre
Área de Atuação: BIOESTATÍSTICA, CÁLCULO E FUNDAMENTOS DE MATEMÁTICA
Currículo Lattes

JULIANA MARCONDES BUSSOLOTTI
Titulação: Doutor
Área de Atuação: Geografia Econômica, Artes Cênicas
Currículo Lattes

JÚLIO CÉSAR GONÇALVES
Titulação: Mestre
Área de Atuação: INFORMATICA, TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
Currículo Lattes

LUIZ CARLOS ABIFADEL DE AZEREDO
Titulação: Especialista
Área de Atuação: ADMINISTRAÇÃO E LOGÍSTICA
Currículo Lattes

MARCELA BARBOSA DE MORAES
Titulação: Doutor
Área de Atuação: ADMINISTRAÇÃO E ECONOMIA
Currículo Lattes

MÁRCIA REGINA DE OLIVEIRA
Titulação: Mestre
Área de Atuação: ADMINISTRAÇÃO E RECURSOS HUMANOS
Currículo Lattes

MARCIO DA SILVEIRA LUZ
Titulação: Pós-Doutor
Área de Atuação: ECONOMIA, CONTABILIDADE E ADMINISTRACAO
Currículo Lattes

MARCO ANTÔNIO MOREIRA ORTIZ
Titulação: Mestre
Área de Atuação: ECONOMIA, CONTABILIDADE E ADMINISTRAÇÃO
Currículo Lattes

MARCO AURÉLIO VALLIM REIS DA SILVA
Titulação: Mestre
Área de Atuação: ECONOMIA, CONTABILIDADE E ADMINISTRACAO
Currículo Lattes

MARLENE FERREIRA SANTIAGO
Titulação: Mestre
Área de Atuação: ECONOMIA, CONTABILIDADE E ADMINISTRACAO
Currículo Lattes

MARTA MARIA NOGUEIRA ASSAD
Titulação: Doutor
Área de Atuação: ECONOMIA, CONTABILIDADE E ADMINISTRACAO
Currículo Lattes

MIROSLAVA HAMZAGIC ZARATIN
Titulação: Doutor
Área de Atuação: ECONOMIA, CONTABILIDADE E ADMINISTRAÇÃO
Currículo Lattes

ODIR CANTANHEDE GUARNIERI
Titulação: Mestre
Área de Atuação: ECONOMIA, CONTABILIDADE E ADMINISTRACAO
Currículo Lattes

ORLANDO DE PAULA
Titulação: Doutor
Área de Atuação: INSTITUTO BÁSICO DE HUMANIDADES
Currículo Lattes

Patricia D E B S E C Ortiz Monteiro
Titulação: Doutor
Área de Atuação: Economia, Contabilidade e Administração
Currículo Lattes

PAULO DIAS RAPOSO FILHO
Titulação: Mestre
Área de Atuação: ECONOMIA, CONTABILIDADE E ADMINISTRAÇÃO
Currículo Lattes

PAULO HENRIQUE COSTA SODRÉ
Titulação: Mestre
Área de Atuação: ECONOMIA, CONTABILIDADE E ADMINISTRACAO
Currículo Lattes

QUÉSIA POSTIGO KAMIMURA
Titulação: Doutor
Área de Atuação: ECONOMIA, CONTABILIDADE E ADMINISTRAÇÃO
Currículo Lattes

RAQUEL PIRES
Titulação: Mestre
Área de Atuação: DIREITO
Currículo Lattes

RENATA APARECIDA DE FREITAS
Titulação: Mestre
Área de Atuação: LETRAS, LÍNGUA ESPANHOLA: LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS ARG/NARRATIVAS
Currículo Lattes

ROBSON DE MORAES ROCHA MEDEIROS FREITAS LOURENCO
Titulação: Mestre
Área de Atuação: ECONOMIA, CONTABILIDADE E ADMINISTRACAO
Currículo Lattes

ROMÁRIA PINHEIRO DA SILVA
Titulação: Mestre
Área de Atuação: ADMINISTRAÇÃO
Currículo Lattes

ROSANA GIOVANNI PIRES
Titulação: Mestre
Área de Atuação: Instituto Básico de Ciências Exatas
Currículo Lattes

ROXANE LOPES DE MELLO DIAS
Titulação: Mestre
Área de Atuação: DIREITO
Currículo Lattes

SÍLVIA REGINA FERREIRA POMPEO ARAUJO
Titulação: Mestre
Área de Atuação: LETRAS
Currículo Lattes

SILVIO DOS SANTOS
Titulação: Mestre
Área de Atuação: INSTITUTO BÁSICO DE HUMANIDADES - SOCIOLOGIA, FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO
Currículo Lattes

SUSANA APARECIDA DA VEIGA
Titulação: Mestre
Área de Atuação: Instituto Básico de CIências Exatas
Currículo Lattes

VILMA DA SILVA SANTOS
Titulação: Mestre
Área de Atuação: ECONOMIA, CONTABILIDADE E ADMINISTRACAO
Currículo Lattes

DEPARTAMENTO

O anteriormente denominado Departamento de Economia, Contabilidade e Administração (ECA) da UNITAU é um dos mais antigos da Universidade e já formou mais de 8 mil alunos. O Departamento oferece graduações em Administração, Comércio Exterior, Ciências Contábeis e Ciências Econômicas, além dos cursos superiores em Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos em Gestão de Processos Gerenciais e em Logística, todos de curta duração. . A partir de 25 de abril de 2017, após mudança no Anexo 1 do Regimento Geral da Universidade de Taubaté (Deliberação Consuni nº 011/2017), o ECA passou a ser denominado Departamento de Gestão e Negócios (GEN).

O destaque dos cursos está na preparação dos professores, os quais, em sua maioria, são titulados. 26% são doutores, 60% são mestres, 12% são especialistas e 2% são graduados.

Preocupado com as novas tendências de gestão, o Departamento disponibiliza aos alunos, nos laboratórios de informática, softwares específicos para o aprendizado teórico e prático. Para a área de Comércio Exterior, por exemplo, há softwares voltados para o estudo em exportação e importação, com informações sobre atos legais e acordos entre países. Já para a área de Administração, há programas de gestão empresarial, utilizados em pequenas e em médias empresas, na integração dos setores contábil, financeiro e de recursos humanos.

Saiba mais sobre os cursos oferecidos pelo Departamento

ADMINISTRAÇÃO

CIÊNCIAS CONTÁBEIS

CIÊNCIAS ECONÔMICAS

COMÉRCIO EXTERIOR

TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS

TECNOLOGIA EM PROCESSOS GERENCIAIS (NOVO)

Diretor do Departamento: Prof. Me. Paulo Henrique da Costa Sodré 
Endereço: Rua Expedicionário Ernesto Pereira, 225 (Portão 3) - Taubaté-SP - CEP: 12020-330
Contato: (12) 3635-1191 / (12) 3629-2619
E-mail: gen@unitau.br

Horário de Atendimento
Secretaria: de segunda a sexta-feira, das 07:30h às 12h e das 13h às 22h
Biblioteca: de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 22h, e aos sábados, das 8h às 12h
Secretaria da Pós: de segunda a sexta-feira, das 13h às 17h e das 18h às 22h, e aos sábados, das 8h às 12h