DESCOLONIZANDO O ENSINO DE LÍNGUA INGLESA NA EDUCAÇÃO BÁSICA POR MEIO DA LITERATURA AFRICANA ANGLÓFONA: REFLEXÃO E PRÁTICA | MATRÍCULAS ABERTAS

Investimento: Matrícula: R$ 100,00 + 3 Mensalidades: R$ 100,00

Público-alvo: Professores de inglês da Educação Básica, estudantes de Letras/Pedagogia ou qualquer outro profissional que tenha interesse em literatura africana.

Carga Horária: 30 horas

Horários: Quintas-feiras, das 19h às 21h

Número de vagas: 30

Coordenadora: Profa. Dra. Adriana Cintra de Carvalho Pinto

Professor: Prof. Me. Ewerton Batista Duarte

Local: Plataforma Google Meet

APRESENTAÇÃO

A Lei 10.639/03, fruto de muita luta e resistência, preconiza a obrigatoriedade do ensino de História e Cultura Africanas e Afro-brasileiras. Mesmo tendo entrado em vigor há quase duas décadas, ainda é possível notar que nem todos os professores e estudantes de diversas Licenciaturas têm acesso a esses conteúdos durante seus processos formativos.

No âmbito do processo de ensino-aprendizagem de Língua Inglesa, os textos literários, de forma geral, são escassamente contemplados nos materiais didáticos disponibilizados na Educação Básica. Quando presentes, tais textos, além de adaptados e representativos de apenas alguns gêneros literários, são quase que exclusivamente de autores estadunidenses e britânicos, de modo que os estudantes/professores acabam por ser expostos exclusivamente à literatura canônica do colonizador e das potências imperialistas.

O curso pretende aproximar os professores de Língua Inglesa de narrativas provenientes da literatura africana anglófona, com o intuito de discutir possíveis estratégias para o trabalho com essa estética literária nas aulas de inglês da Educação Básica.