Foto: Leonardo Oliveira

Campus de Humanidades entra para Circuito Histórico da UNITAU

Link curto: https://unitau.me/3Wda1h0

22/04/2024 16h53 ⋅ Atualizada em 22/04/2024 17h34

Humanidades, Pedagogia, Letras, História, Extensão, PREX, Circuito Histórico, 50 anos

O Circuito Histórico promovido pela Universidade de Taubaté (UNITAU), para celebrar os 50 anos de criação da instituição, inaugurou o segundo totem do projeto, que tem como objetivo valorizar e registrar a história dos prédios que abrigam as unidades administrativas e de ensino da Universidade. Depois do Solar da Viscondessa do Tremembé, foi a vez do campus de Humanidades, que abriga os Departamentos de Ciências Sociais, Letras e Pedagogia, entrar para o Circuito.

Construído em 1895 para sediar a Academia Artística Literária de Taubaté, o edifício tornou-se o Liceu de Artes e Ofícios, em 1900, e acolheu, ao longo de décadas, diversos eventos culturais da cidade. Em 1957, depois de sediar diferentes instituições educacionais, virou sede da Faculdade de Filosofia, de Pedagogia e de Letras anglo-latinas e neogermânicas.

Durante a inauguração do Circuito Histórico no campus de Humanidades da UNITAU, durante a Semana Integrada dos curso de História, Letras e Pedagogia, a reitora da Universidade de Taubaté, Profa. Dra. Nara Lucia Perondi Fortes, destacou a importância do prédio para a história, a educação e a cultura da cidade.

“Esse prédio é uma referência para a história da UNITAU e de Taubaté. É um símbolo da Cultura e da Educação da cidade. Fico feliz que, depois do Solar da Viscondessa, esse prédio, de Humanidades, dê continuidade ao Circuito Histórico, porque estamos falando da importância de reconhecer e valorizar a nossa história. E quem melhor que nossos professores e futuros professores para nos ajudar a cumprir essa missão, de levar essa conscientização adiante?”, disse a reitora.

Na década de 1960, o campus de Humanidades abrigou os primeiros cursos de História, Letras, Pedagogia, Matemática e Física. Já no final da década de 1990, Geografia e Letras Espanhol. No início dos anos 2000, o curso de Filosofia passou a integrar a lista de graduações oferecidas no espaço.

Em 2016, um projeto foi criado e o prédio tombado como patrimônio histórico, arquitetônico e cultural do município de Taubaté. Hoje, ele se destaca como uma importante unidade de ensino, pesquisa e extensão, mantendo viva a tradição educacional e cultural da região.

A Profa. Rachel Abdala, docente da UNITAU e atual presidente do Conselho Municipal de Patrimônio de Taubaté, lembrou alguns momentos marcantes do espaço, o qual chamou de “célula matter” da Universidade de Taubaté.

“Aqui, Monteiro Lobato ministrou palestras, Gentil de Camargo participou de saraus literários, a sociedade taubateana frequentou diversas atividades, entre elas as aulas de esgrima. O curso de Direito, de Comunicação, o Colégio Balbi e a escola Estadão nasceram aqui. Por isso, ele faz parte da memória coletiva da cidade, é um espaço importante e uma referência até hoje”, destacou a Profa. Rachel.

Durante a cerimônia de inauguração do totem, a presidente da comissão responsável pelas comemorações dos 50 anos da Universidade de Taubaté, a Pró-reitora de Extensão, Profa. Dra. Leticia Maria Pinto da Costa, relembrou o início da carreira como professora no campus de Humanidades.

“Há 25 anos eu era professora, aqui, na disciplina de Teoria da Comunicação. E sempre me emociono quando estou nesse prédio. As paredes reverberam todo conhecimento aqui produzido[…] Fico feliz de ver alunos, que já passaram pelos nossos cursos de graduação e mestrado, e agora estão de volta. Essa é a magia da vida! Que possamos continuar nos renovando para os próximos 50 anos”.

Para saber mais sobre o Circuito Histórico acesse unitau.br/circuitohistorico

ACOM-UNITAU