Alunos representam Universidade em Maratona de Programação

08/12/2015 00h00 ⋅ Atualizada em 02/11/2019 17h24

Os alunos do curso de Engenharia de Computação Vinícius Zibetti Resko, André Luiz da Silva Vaillant Júnior e Jeferson Lesbão de Siqueira, da Universidade de Taubaté (UNITAU), participaram da XX Etapa Nacional da Maratona de Programação. Esse evento ocorre desde 1996 por meio da Sociedade Brasileira de Computação (SBC) e é destinado para alunos de graduação da área de Computação (de cursos de Engenharia de Computação, de Ciência da Computação, de Matemática, de Sistemas de Informação, entre outros).

O objetivo da Maratona é promover a capacidade dos estudantes de desenvolverem o trabalho em equipe, buscarem novas soluções de software e trabalharem problemas sob pressão. Essa etapa da Maratona serve como um processo seletivo para uma competição mundial chamada International Collegiate Programming Contest (ICPC). A participação na atividade também garante destaque para os alunos no mercado de trabalho, com a valorização pelos possíveis empregadores.

A primeira etapa da Maratona ocorreu no dia 12 de setembro e os alunos foram classificados em 23º lugar no ranking nacional. A segunda etapa ocorreu nos dias 13 e 14 de novembro e eles foram classificados em 16º lugar, entre as 62 equipes que estavam participando. Dessas 62 equipes, os cinco primeiros grupos conseguirão disputar a próxima etapa. “Toda a conquista e progresso foi mérito dos próprios alunos”, afirmou o Prof. Me. Daniel Merli Lamosa, mentor dos estudantes.

Os alunos já tinham participado de competições passadas e relataram ter se preparado mais ainda para este ano, por meio de Maratonas online. “Além das Maratonas online, tentamos nos reunir semanalmente para resolver competições e treinar táticas e estratégias em time”, comenta o aluno Jeferson Siqueira. “Pelo tempo que dedicamos a esta competição esperávamos um bom resultado, mas ficar em 16º lugar foi realmente inesperado”, continuou o aluno.

Jade Abud